BeltrãoGeralTurismo

Arquiteturas incríveis do mundo

Por Sarah Bevilaqua

Quando viajamos, muitas vezes vemos um edifício – o Taj Mahal, a Torre Inclinada de Pisa, a Torre Eiffel – e então nos fotografamos na frente deles como se precisássemos de provas de que estávamos em suas sombras. Mas por que? Porque os edifícios são infinitamente intrigantes: detalhes de beleza, símbolos de sua idade e emblemas do esforço humano.

Aqui estão alguns destaques incríveis de arquietetura que talvez você não conheça e que valem a pena a visita:

Palácio Nacional da Pena, Sintra, Portugal

Construído em: 1885

O Palácio Nacional da Pena, em Portugal, é verdadeiramente espetacular. Uma hora de trem de Lisboa para a Serra de Sintra, depois uma caminhada sinuosa por uma estrada antiga que envolve a montanha (e passando pela mansão moura do século XVIII de Madonna) leva a uma grande revelação: um fantástico castelo vermelho e amarelo situado no topo da montanha, com cúpulas e torres e romance de sobra. Construído para o rei Fernando II de Portugal, o palácio é um Patrimônio Mundial da Unesco incorporando elementos mouros, manuelinos e góticos. Os visitantes podem apreciar os jardins repletos de flores de todas as partes do império português e os interiores mantidos praticamente inalterados desde a partida da rainha Amelia na época da Primeira Guerra Mundial.

Mesquita Shah, Esfahan, Irã

Construída em: 1611

A Masjed-e-Shah, considerada por muitos a melhor mesquita do Irã, fica na praça real de Isfahan, que já foi a capital do país. Com brilhantes mosaicos em sete cores e inscrições caligráficas, é um dos grandes edifícios do mundo islâmico e uma peça central da crescente indústria de turismo do Irã. As características notáveis incluem os quatro iwans ou arcadas, pelas quais o Xá promoveu um estilo arquitetônico persa, e com a cúpula você pode desfrutar de um momento maravilhoso em que um pé pisado cria sete ecos.

Catedral de Lincoln, Lincoln, Inglaterra

Construída em: 1072–1311

É apenas a terceira maior das catedrais inglesas, mas muitos (incluindo John Ruskin, que a chamou de “a peça de arquitetura mais preciosa das Ilhas Britânicas”) a consideram a melhor. Talvez sejam as três torres que dão para as planícies – em 1311, ultrapassou a Grande Pirâmide de Gizé para ser o edifício mais alto do mundo – ou o cenário no topo da pitoresca Steep Hill, ou a rica coleção de arte anglo-medieval , incluindo um dos quatro exemplares da Magna Carta. Um sonho inglês.

Pelourinho, Salvador, Brasil

Construído em: 1550–1600

O antigo bairro do Pelourinho ou “Pelô”, em Salvador, tem o tipo de ambiente que cria sentimentos contraditórios – até porque, por baixo de sua beleza, foi um lugar de atrocidades passadas – em 1558 tornou-se o primeiro mercado de escravos do novo mundo. Calçada de paralelepípedos, íngreme e cercada por edifícios coloniais portugueses coloridos, incluindo belezas como a barroca Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é listada pela Unesco e totalmente viva. Participe de um dos grandes blocos ou orquestras de tambores aqui aos domingos e você se sentirá voltando no tempo para um passado difícil.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *