As melhores experiências gastronômicas em Portugal
A gastronomia de Portugal foi moldada por muitos fatores, desde os seus olivais e vinhas férteis e ensolaradas até seu caso de amor secular com o mar.
Cada região tem as suas especialidades únicas, seja em tascas (nome que os portugueses dão a pequenos restaurantes que servem comidas tipicamente portuguesas) ou em restaurantes mais modernos dirigidos por jovens chefs experimentais que fazem sucesso por todo o país.
Onde quer que você vá, não negligencie os alimentos simples que os portugueses aprimoraram ao longo dos anos: pão fresco, azeitonas, azeite e queijo. Podem acompanhar o seu almoço ou jantar, ou pode fazer uma refeição com charcutaria e outras iguarias de melhor origem no mercado local.
A comida mais famosa de Portugal é o bacalhau, que pode ser servido em uma variedade aparentemente ilimitada de pratos. Os portugueses dizem que existem 365 pratos diferentes de bacalhau, um para cada dia do ano. A transformação do peixe fresco de carne branca em bacalhau envolve salga, secagem e cura, o que lhe permite durar muitos meses.
Dada a sua longevidade, o peixe era um alimento básico nas longas viagens marítimas realizadas pelos exploradores portugueses. Entre os pratos a não perder estão o bacalhau à bras (bacalhau desfiado com batata frita e ovos) e bacalhau com natas (bacalhau assado com batata, natas e queijo).
Como um povo marítimo, além do bacalhau, há muita riqueza culinária da costa portuguesa em pratos como a caldeirada de peixe (ensopado de peixe com camadas de tomate, batata e arroz), açorda de camarão (um saboroso guisado de camarão, alho e coentros engrossado com pão ralado), xerém (puré de milho feito com berbigão) ou cataplana (marisco guisado com vinho, alho e tomate em tacho tradicional de cobre abobadado).
Por sua vez, os moradores do Porto são conhecidos como tripeiros, apelido que significa “comedores de tripas”. O que pode soar como um insulto, na verdade, não é – algo que se tornará imediatamente aparente ao se deliciar com uma saborosa tigela de ensopado de tripas.
Embora possa encontrar o prato noutras zonas de Portugal, o Porto é especialista nesta iguaria, onde é normalmente chamado simplesmente de tripas à moda do Porto. Possui tripa (estômago de vaca) com feijão branco, presunto, linguiça, cenoura, cebola e demais ingredientes.
Outra grande maravilha culinária de Portugal, o pastel de nata polvilhado com canela, com massa folhada e centro cremoso, espreita irresistivelmente atrás dos balcões de pastelarias de todo o país.
A receita nasceu no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, há mais de 300 anos. Naquela época, os monges da Ordem de São Jerônimo (também conhecidos como Hieronymites) usavam claras de ovos para engomar suas vestes monásticas e, assim, sobravam muitas gemas. Em vez de jogá-las fora, algum monge desconhecido encontrou uma maneira deliciosa de usá-las.