GeralNutrição

Aspartame, devo me preocupar?

Seu poder adoçante é 200x maior que o do açúcar normal.

Hoje vamos falar um pouquinho do Aspartame, que na semana passada ficou em alta nas notícias por meio de um estudo que tem como título: “Aspartame, usado na Coca Zero, deve ser declarado como possivelmente cancerígeno pela OMS”.

                Pois bem, vamos aos fatos: os estudos foram feitos em laboratórios com ratinhos, e por enquanto nada declarado, assim como mostra o título “deve ser declarado” ou seja, ainda não temos estudos suficientes para comprovar essa afirmação. Outro ponto a ser analisado é que as dosagens do estudo são altíssimas, onde para que fosse uma afirmação concreta uma pessoa precisaria de 1 lata por dia de refrigerante para cada quilo de peso, para que no futuro isso causasse um câncer.

                Por outro lado, sabemos que o Aspartame é um adoçante comumente encontrado em alimentos industrializados como gomas de mascar, alimentos diet ou de baixa caloria, gelatinas, sorvetes, etc. Seu poder adoçante é 200x maior que o do açúcar normal.

                Sendo assim o problema não está exatamente na Coca Zero isoladamente, mas em todos os alimentos industrializados que tem o Aspartame em sua lista de ingredientes, e também todos aqueles que assim como o Aspartame podem ser cancerígenos como o Álcool, os embutidos e as carnes vermelhas.

                Mas e então, o que fazer?

                A resposta é bem simples, aliás é o que todos nós deveríamos seguir, uma alimentação equilibrada, com poucos ou nenhum alimento industrializado, muitos alimentos in natura. Aquela velha e boa dica: “Descascar mais, desembalar menos”.

                Obviamente, tudo isso associado a pratica de atividade física diariamente, uma boa hidratação e um sono regular, suficiente e adequado, assim nossa saúde e garantida e corremos um risco menor de desenvolver doenças, inclusive o câncer.

Cristiane Maria Santini

Cristiane Maria Santini CRN 8-9970 Francisco Beltrão-PR.