AZURIZ X UNIÃO BELTRÃO – o clássico dos rivais do Sudoeste do Paraná
Aconteceu 5ª.-feira (10-02-2022) no Estádio Os Pioneiros em Pato Branco o encontro entre Azuriz e União Beltrão, pela 1ª. Divisão do Campeonato Paranaense 2022. O derby do Sudoeste passa a ser entre essas duas equipes. No passado, os confrontos futebolísticos aconteciam entre União e Real de Francisco Beltrão, e Palmeiras e Internacional de Pato Branco. Mas o tempo passou, Pato Branco se renovou, acolhendo o Azuriz (de Marmeleiro) que é uma equipe de empresários, inclusive, de fora do Brasil. Por seu lado, o União Beltrão é o mesmo de todos os tempos, mas com um hiato de falta de disputas no futebol profissional que se deu desde 1991 até 2016. Por se tratar de um primeiro confronto entre ambos, criou-se uma grande expectativa em torno do resultado.
O Azuriz vinha de um empate e uma vitória, portanto estava com 4 pontos, enquanto o Anilado beltronense tinha no seu passivo 4 derrotas e um empate, em 2×2, conquistado às duras penas diante do Athletico Paranaense, na Arena da Baixada; por conseguinte, tinha apenas um pontinho na tabela de classificação até a 5a. rodada. A equipe de Francisco Beltrão estava na lanterna do campeonato… e continua após perder para o Azuriz, que subiu de posição e chegou aos 7 pontos.
NO DUELO, O 1º DA NOVA FASE DOS CLÁSSICOS DO SUDOESTE, DEU AZURIZ – 2 X 1.
Jogo realizado dia 10-02-22, no Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, o Azuriz conquistou a vitória, de virada, depois de estar perdendo por 1 x 0. Se no 1º tempo o Anilado mandou no jogo, quem viu a partida pelo NSPORTS (streaming), tem que admitir que no 2º. tempo as coisas se inverteram e a equipe de Marmeleiro/Pato jogou melhor, teve mais posse de bola, tomou mais iniciativas, por que não dizer, levou o União a um cansaço, o que lhe deu a vitória por 2 x 1. Por incrível que pareça, o União tem repetido carências pelo lado esquerdo da sua defesa; por ali houve o lance de pênalti, que resultou no gol da vitória do Azuriz. Mas não é só isso que se fala da lateral esquerda do União, nos dois gols sofridos no duelo contra o Athletico Paranaense, tudo aconteceu pelo mesmo setor, com jogadas criadas pela ponta direita do adversário; por conseguinte pelo lado esquerdo da defesa unionina. Contudo, nada está perdido; ainda resta um fio de esperança no frigir dos ovos, pois o União poderá pontuar em três jogos que terá no sovado gramado do Estádio Anilado contra Rio Branco de Paranaguá, domingo (13), e mais contra o Maringá e o São Joseense em duelos finais desta 1ª. fase do campeonato paranaense 2022. O gol do Anilado diante do Azuriz, que trouxe esperanças ao torcedor, foi assinalado por Flávio Renê, ainda na 1ª. etapa, mas não foi o suficiente, sequer, para a conquista de um empate, o que seria muito bom para elevar o moral da equipe do técnico Rafael Andrade. O União Beltrão tem apenas 5 gols marcados em 6 jogos – média de 0,83 gols por partida. Aproveitamento: 0,55%, considerando os 18 pontos já disputados.
CORITIBA RECLAMA DOS GRAMADOS
A diretoria do Coritiba, na semana que passou, enviou ofício à Federação Paranaense de Futebol reclamando dos gramados de alguns estádios de equipes que disputam a Primeira Divisão 2022. Citou o caso do atleta Natanael que fraturou o tornozelo no jogo contra o União Beltrão, no Estádio Anilado. Expressou que não foram somente as más condições do gramado, outros fatores também influenciaram para que acontecesse a contusão, mas não deixou de criticar, que teve dificuldades para atuar em gramado irregular. Além de citar problemas no Anilado, também no ofício do Coritiba são feitas referências a outros estádios.
O gramado do Estádio Municipal Anilado é de 1972, portanto, está há 50 anos sendo utilizado pelas equipes varzeanas, amadoras, veteranas e dos profissionais. O problema da irregularidade no piso do Anilado é que existe muita mistura de espécies de gramas, daí a falta de padronização e melhores condições de nivelamento. Pelo uso indiscriminado, sofre os desgastes naturais, sendo que a preferência de uso é do União Beltrão (consta em contrato da transação com a prefeitura municipal). No entanto, as equipes de Francisco Beltrão em atividades nas diversas categorias, querem sempre jogar no Anilado. Se houver um controle mais rígido, poder-se-ia evitar críticas como as feitas pelo Coritiba e por parte da imprensa da capital. Em Francisco Beltrão, temos mais dois campos de futebol que poderiam ser utilizados para jogos dos times não profissionais: Campo do Arrudão e Campo do CTG, além de outros do interior do município.
NATANAEL FRATUROU O TORNOZELO
No jogo em que o Coritiba venceu o União Beltrão, no Estádio Anilado, o lateral direito Natanael fraturou o tornozelo e teve que passar por cirurgia; deverá ficar afastado dos gramados por quatro meses até a sua pronta recuperação. Natanael é a grande promessa do Coritiba Foot Ball Club. Formado na base, foi destaque nas disputas da Série B 2021. Atualmente vem sofrendo o assédio de Grêmio, São Paulo e Fortaleza, além de equipes do continente europeu. No entanto, o Coxa quer mantê-lo no seu elenco, pois é um jogador de futuro, que tem apenas 20 anos de idade.
OUTRO ESTÁDIO QUE RECEBE CRÍTICAS É O ESTÁDIO DO PINHÃO
Equipes que já jogaram contra o São Joseense de São José dos Pinhais, reclamam da grama sintética. Com o sol e o calor que atingem a grama, tipo carpete, o revestimento retém o calor e não transpira; daí a reclamação que os jogadores saem com bolhas na sola do pé. A grama sintética nada mais é do que um carpete feito de nylon, mas essa do Estádio do Pinhão não é de boa qualidade, nem chega perto do que é o revestimento da Arena da Baixada do Athletico Paranaense. Ainda bem que o São Joseense virá jogar contra o União Beltrão no Estádio Anilado, dia 6 de março, um domingo à tarde, no final da 1ª. fase do Campeonato Paranaense da 1ª. Divisão. Mas entre jogar na grama sintética de péssima qualidade e no gramado do Anilado, lógico que o melhor é na casa do Azulão beltronense.
MARRECO APRESENTA ELENCO E NOVIDADES PARA 2022
Os novos jogadores e comissão técnica do Marreco Futsal foram apresentados aos patrocinadores e convidados na última sexta-feira (4), em evento na Churrascaria Marabá.
Conferindo- goleiros: Carlos (renovação), Renan Cabral (ex-Guarani-RS), Rodrigo (ex-Brasília); Fixos: Vitor (ex-Minas Gerais), Kauê (ex-Taubaté), André (ex-Marreco e ex- Acel); Alas: Amadeu (renovação), Café (renovação), Joãozinho (ex-Pato), Lolatto (renovação), Edimar (ex-Dois Vizinhos), Japa (ex-Coronel Vivida), Zé Marques (ex-Curitibanos-SC); Pivôs: Douglas Cappa (renovação), Humberto (ex-Aema) e Teixeira (ex-São Lourenço-SC).
Técnico: Fabinho Gomes, preparador físico – Fernando Campos; preparador de goleiros – Sérgio Ernesto Barbosa ; médico – Dr. Clair Azzolini; fisioterapeutas – Fabiano Girardi e Marlon Meurer; mordomo – Osmar Alves dos Santos; e supervisor – Mauro Córdova.
Assim, está formado o elenco do Marreco para a temporada, compreendendo jogadores e demais componentes da equipe que representará Francisco Beltrão nas competições oficiais a serem disputadas em 2022: LNF, Série Ouro do Campeonato Paranaense, Liga Estadual e Taça Federação Paranaense de Futsal.