BELTRONENSE LETI BITTAR, NO FUTSAL FEMININO, DECIDIU JOGO EM BRASÍLIA
Do dia 10 ao dia 18 (out), foram decididos os jogos universitários de futsal feminino, em Brasília. A decisão do título colocou frente a frente UNOCHAPECÓ-SC e UNIT.
A beltronense Leti Bittar marcou dois gols na partida final, um na cobrança de falta e outro aproveitando a falha da goleira-linha da Unochapecó, conquistando o título de campeã para a UNIT. Vale lembrar que nos jogos de grupos, a Unochapecó havia vencido a equipe adversária por 6 x 1. No entanto, a UNIT se recompôs e contou com o talento de Leti Bittar para conquistar o 1º lugar do campeonato, aplicando dois belos gols contra o time de Chapecó-SC. Placar final, 2 x 0, Unit.
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) voltaram ao Distrito Federal. Brasília sediou entre 10 e 18 de outubro, o maior evento esportivo envolvendo a participação de atletas universitárias. Foi a segunda vez que a capital recebeu as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Na passagem pelo DF, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) deu apoio às disputas.
Zé Luiz, lateral esquerdo do União
União 1 x 0 – Cascavel – 1980
Zé Luiz Kavalerski, lateral esquerdo do União em 1979/1980, tem guardado um belo acervo de fotos.
Zé Luiz é natural de Barão do Cotegipe-RS, jogou no Ypiranga de Erechim, Gaúcho de Passo Fundo e Gepo de Panciretã-RS. Foi contratado pelo CE União em 1979. Após grandes jogos, ele atuando na lateral esquerda do União, sofreu uma contusão grave; por isso deixou de ser Jogador de futebol. Decidiu trabalhar como preparador físico, de acordo com sua formação. Em seu lugar, passou a atuar Luiz Fernando.
Num gesto que poucos fazem, Zé Luiz tem Luiz Fernando como seu compadre. E, Zé Luiz foi mais além. Luiz Fernando não tinha casa para morar. Zé Luiz fez uma ação entre amigos, arrecadou recursos financeiros suficientes para comprar um imóvel. Resultado: – o substituto de Zé Luiz na equipe Anilada, recebeu uma moradia de presente, no Bairro Guanabara/Francisco Beltrão, onde reside com sua família.
José Luiz Kavalerski abriu a primeira Academia de Ginástica em Francisco Beltrão em agosto de 1980, instalada ao lado da Relojoaria Tic-Tac. Em 1983, passou às instalações próprias, ao lado do Salão Pedro Granzotto.
Atendeu por muitos anos as pessoas que buscavam melhorar seu condicionamento físico, sob a orientação de um profissional da área, que veio para jogar futebol, mas acabou constituindo família em Francisco Beltrão – esposa Marinês Valentim Medeiros Kavalerski e filhos Samuel e André Medeiros Kavalerski. E, hoje, se considera um beltronense por afinidade, estima e de coração.
Após a era técnico Chinês (alvo de reportagem na edição anterior), o União teve como treinadores Átila de Freitas, Sérgio Savian, Juarez Vilela, Vilmo Bataglin e José Luiz Kavalerski, com dedicação intensa no futebol amador e também no profissional.
Gaúcho Sérgio Savian, técnico que dirigiu o alvi-azul em 79, ano da conquista do título de campeão da 2ª. divisão pelo CE União.
Técnico Juarez Vilela, em meados de 1980 substituiu Sérgio Savian. Um de seus feitos no comando do União foi uma vitória do Anilado frente ao Londrina, no Estádio do Café.
MARRECO SUPERA O PATO NO CLÁSSICO DAS PENAS, NO ARRUDÃO
No primeiro jogo das quartas de final da Série Ouro Paranaense, entre Marreco e Pato Futsal, a equipe beltronense levou a melhor ao vencer por 2 x 1, com gols de João Lucas e Athirson. João Lucas abriu o placar aos 5 min do 1º tempo na jogada construída por Otanha. Moura empatou aos 16 min ainda na 1ª. etapa – 1 x 1.
No segundo tempo, faltando 3 minutos e 30 segundos Athirson marcou o gol da vitória, 2 x 1 Marreco numa jogada construída por Ceará após cobrança de lateral. Um pouquinho antes do gol da vitória, o técnico Banana solicitou a parada técnica e orientou os seus comandados. Deu tudo certo, e o público presente ao Ginásio Arrudão lotado pôde comemorar a vitória da equipe beltronense.
Agora, no sábado, 28, o Pato recebe o Marreco no jogo de volta. Vitória ou empate nos 40 minutos é o que precisa o Marreco para chegar às semifinais. Em caso de vitória do Pato, por qualquer placar, o jogo será decidido na prorrogação de 10 minutos; com empate no tempo extra, o Pato estará o classificado.
31 CLÁSSICOS DAS PENAS
Em 31 confrontos denominados “clássico das penas”, o Pato tem 10 vitórias, e o Marreco também 10 triunfos. Tudo está empatado. Houve 11 encontros com igualdade nos resultados.
TERCEIRA DIVISÃO DO PARANÁ 2023
Em disputa desde o dia 17 de setembro, a Terceira Divisão do Futebol Paranaense tem a participação de 11 equipes: Portuguesa Londrinense, AA Batel, Paranavaí, Arapongas EC, Cambé, Hope Internacional, Iraty, Nacional de Rolândia, Prudentópolis, Rolândia EC e Campo Mourão. São duas equipes de Rolândia na 3ª. divisão deste ano.
A previsão do término dos jogos da 3ª. divisão está prevista para 3 de dezembro. Os 56 jogos estão sendo disputados em 14 rodadas em sua maioria aos finais de semana, utilizando dois feriados no meio de semana. Foram formados dois grupos. As equipes vêm se enfrentando em turno e returno dentro de seus grupos.
Novidades: o Campo Mourão em parceria com a IFAD foi autorizado a mandar seus jogos em Guarapuava; e o Batel teve a possibilidade de mudar seus mandos de jogos fora de casa, indo para São Mateus do Sul.
Geralmente, o regulamento do campeonato de um ano para o outro é repetido. Assim sendo, se o União voltar às atividades profissionais em 2024, poderá ter um calendário de jogos a partir de setembro até dezembro. Seriam três meses de movimentação no cenário esportivo de Francisco Beltrão e região. Nada fácil esse calendário para as equipes mais distantes, pois serão poucos jogos em casa, praticamente cinco e outros cinco ou 6 fora.
Laurentino Risso e Ademir Flach, de Marmeleiro. Estivemos na inauguração do Centro Administrativo Sicoob Vale Sul, dia 23/10/23, localizado na Rua Urubici, 107 – centro, Fco. Beltrão.
Modernas e amplas instalações, muito elogiadas pelas autoridades e associados presentes. O evento foi coordenado pelo presidente João Batista Manfroi (Joca).