Geral

Brasileiros são Vexame na Rússia

O uso da boa-fé de mulheres russas, humilhadas por alguns brasileiros durante a Copa na Rússia merece nossa total repulsa.

Mais do que um vexame ou uma brincadeira (de muito mau gosto), mas crime previsto pelo Código Penal, foi o que fizeram um grupo de brasileiros ao exporem mulheres russas ao escárnio, estimulando-as a repetir palavras chulas (em português).

Os envolvidos foram denunciados pela jurista russa AlyonaPopova, que “escreveu uma petição contra os atos machistas por violência e humilhação pública à honra e à dignidade de outra pessoa”. Exige-se a punição dos que submeteram as mulheres russas à humilhação pública, com atos que chocaram a todos.

A legislação prevê punição de muitas restrições a retomarem à Rússia, depois do ato vergonhoso que cometeram. Os brasileiros tentaram se justificar depois, dizendo tratar-se de uma brincadeira, mas os vídeos mostram a indecência, expondo não apenas as mulheres russas à situação tão constrangedora, mas também todas as mulheres brasileiras, na medidaem que o que fizeram expôs também todo o Brasil à vergonha, em nível internacional dado a repercussão mundial nas redes sociais, em plena Copa do Mundo.

AlyonaPopova explica que “na legislação russa, existem várias opções de multa aplicadas às pessoas que humilharam publicamente a honra e a dignidade. Assim, os cidadãos estrangeiros no vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do artigo 5.61 do Código de Ofensas Administrativas (insulto, isto é, honra e dignidade de outa pessoa, expressa na forma indecente – implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos, no montante de mil a três mil rublos), ou processado sob Parte 1 do art. 20.1 do Código Administrativo (vandalismo), isto é, a violência da ordem pública, expressando desrespeito claro para a sociedade, acompanhados por linguagem ofensiva em locais públicos, abuso sexual ofensivo para os cidadãos”.

Realmente não há como justificar o que foi feito, nem mesmo dizendo que se tratava de brincadeira, como se estivessem num carnaval. Um dos envolvidos, ao tentar se explicar, disse que é pai de família e trabalhador, e que a imprensa internacional fez tempestade em copo d´água, pois ocorrem coisas piores no carnaval.

Mesmo assim, não convenceu, pois não há como justificar um ato daqueles, em que mulheres russas, sem saber o idioma português, foram induzidas a falarem obscenidades sem saber exatamente do que estavam falando, e ainda mais sendo filmadas e expostas publicamente a isso. Nesse sentido, somos a favor de que sejam punidos tais envolvidos.

Esperamos que em momentos assim, os brasileiros possam mostrar ao mundo, o melhor da nossa arte (o futebol é uma das grandes artes do Brasil) e criatividade, mas com respeito à dignidade da pessoa humana.

As mulheres russas foram humilhadas publicamente, depreciadas como pessoas, tratadas como objeto, por isso a justiça precisa punir os envolvidos, para evitar que outras ações como essa se repitam.

O ser humano deve ser respeitado sempre, seja homem ou mulher, e ainda mais as mulheres devem merecer o nosso maior respeito.

Valmor Bolan

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.