BRASÍLIA 2 X 1 MARRECO
O Marreco viajou mil e seiscentos quilômetros, até Brasília, e nos últimos 12 segundos tomou o 2º gol, o que lhe tirou a chance de manter o empate que era de 1 x 1 até os 19 minutos e 48 segundos do segundo tempo.
Na primeira etapa, a equipe do técnico Banana criou mais oportunidades de gol, que pararam nas defesas do goleiro Jacaré. Mas o Brasília respondeu com lances de perigo de gol defendidos pelo goleiro beltronense, Renan Seco.
Na 2ª. etapa o jogo foi ainda mais movimentado. Otanha marcou 1 x 0 para o Marreco aos 9 minutos, mas não demorou para o Brasília empatar aos 12’ com João Loureiro. O confronto da 18ª. rodada da Liga Nacional caminhava para o fim, quando Gui Marques marcou o gol da vitória da equipe da capital federal, 2 x 1, Brasília.
A equipe brasiliense, com esse resultado, deixou a lanterna do certame nacional, passou para 22ª. posição com 11 pontos. Até então, antes do jogo com o Marreco, o Brasília havia vencido apenas duas partidas e empatado outras duas. Porém, o Marreco vacilou nos últimos segundos e permitiu o gol da virada da equipe, ex-lanterna da Liga.
O Marreco lutou até o final do confronto; não se contentou com o empate, achou que poderia vencer no finalzinho do jogo, mas acabou perdendo para o time do goleiro Jacaré (bom goleiro) e do técnico Douglas Navas. Com o resultado negativo, a equipe do técnico Banana continua na 19ª. posição com 19 pontos.
CURIOSIDADE SOBRE O BRASÍLIA FUTSAL
Em abril de 2007 foi registrado o time de futsal da capital federal, sob o nome constitutivo de RIACHO FUNDO ESPORTE CLUBE – RFEC. Todavia, para divulgar o esporte do planalto central, os diretores da equipe optaram pelo nome fantasia de Brasília Futsal, cujas cores oficiais são: azul celeste, branco e azul-bebê, tendo como mascote a Arara Azul.
O nome fantasia – Brasília Futsal – é uma forma simples pela qual o time é conhecido pelos torcedores e população em geral. Ele pode ou não ser igual à razão social e, geralmente, é usado para receber divulgação (marketing) de graça.
PRÓXIMO JOGO DO MARRECO
Pela 19ª. rodada da Liga Nacional Futsal, dia 13, domingo próximo, às 18h, no Arrudão, o time do técnico João Carlos Barbosa, o Banana, recebe o Taubaté, penúltimo colocado do certame nacional com apenas 10 pontos conquistados em 18 jogos. Espera-se uma vitória da equipe beltronense, ou será que vai reanimar o Taubaté, assim como aconteceu com o Brasília?
FELIPÃO ACUMULOU 10 JOGOS SEM VENCER
Luiz Felipe Scolari, ex-técnico e supervisor do Athletico Paranaense, após declarar que não mais trabalharia como técnico de futebol recebeu uma proposta tentadora do Atlético Mineiro para orientar a equipe nesta segunda metade do ano de 2023. Pois bem, mudou de propósito e virou técnico novamente. Porém, o seu trabalho no CAM não vai indo bem. Comandou o time mineiro em 12 jogos; foram 10 derrotas. Com isso, a diretoria do clube estuda mudanças no comando da equipe. É possível que Felipão volte a ser supervisor, e o clube contrate um novo treinador.
Aos 74 anos, Felipão chegou para treinar o Atlético, mas a solução que o Galo esperava não está acontecendo. Scolari teve duas passagens no rival Cruzeiro. Na primeira, em 2000/2021 terminou com a conquista do título da Copa Sul-Minas. Ele deixou o clube celeste para assumir a Seleção Brasileira, onde iniciaria o trabalho para a conquista do título de campeão da Copa do Mundo em 2002.
O AZURIZ CHAMA ATENÇÃO PELA FORMAÇÃO DAS CATEGORIAS DE BASE

Nelson Ramos Junior, presidente do Azuriz — Foto: Divulgação/Azuriz
O presidente do Azuriz é brasileiro naturalizado americano.
Com apenas quatro anos de história, o Azuriz tem chamado atenção pela formação nas categorias de base. Em 2022, foram 21 atletas emprestados ou vendidos para o mercado brasileiro.
Do profissional, o lateral-esquerdo Jamerson foi negociado com o Guarani, que o adquiriu em definitivo. Os zagueiros Vinícius Guarapuava (Aparacidense) e Kevyn (Resende-RJ), o meia-atacante Edson Carioca (Botafogo-SP) e os atacantes José Hugo (Santo André) e Hélio Borges (Ituano) estão com contrato de empréstimo.
Um nome conhecido é o lateral-direito Hayner, que jogou no Sport e Atlético-GO. Neste ano, ele acertou com o Dnipro, da Ucrânia.
Em 2023, já são oito jovens com empréstimo: o meia-atacante Juan Christian (21 anos, Cruzeiro) e o atacante João Pedro (23 anos, Botafogo), além de atletas do sub-17: Gabriel Henrique (Palmeiras), Luiz Henrique e Felipe Gabriel (Flamengo), Ryan e Rafael Denczuk (São Paulo) e Bruno Trepte (Inter).
Dentro de campo, os resultados do Azuriz também foram significativos no pouco tempo de história. Em 2020, por exemplo, o time foi campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.
Na estreia da elite estadual, a Gralha Azul caiu nas quartas de final para o Operário-PR e termimou em quinto. No ano seguinte, em 2022, estreou na Copa do Brasil e chegou à terceira fase, sendo eliminado nos pênaltis pelo Bahia.
No estadual de 2023, o Azuriz ocupa a oitava colocação, com dois pontos em três rodadas. No ano passado, a equipe ficou na 10ª posição.
PARCERIA PATO BRANCO E AZURIZ
Em dezembro de 2019, o então prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi, reuniu a secretaria de Esportes e Lazer, diretoria do Azuriz, imprensa e pessoas interessadas no desenvolvimento do futebol de Pato Branco, para a assinatura de um contrato de parceria para o uso do Estádio Os Pioneiros. Na oportunidade, Zucchi se manifestou: “É uma relação profissional do futebol de campo, tem uma sede de formação de jogadores, para iniciar o Pato Branco futebol profissional, aqui, o futebol de campo. Nós queremos uma história semelhante ao que foi feito com o futebol de salão, mas precisa profissionalismo, muita seriedade neste projeto, vamos ceder o nosso estádio, sem prejuízo ao nosso futebol amador, que vai se desenvolver normalmente, e nós vamos ceder o nosso estádio para o Azuriz Pato Branco, que vai disputar os campeonatos profissionais do nosso estado. É o início da formação de um time profissional que nós teremos através de uma parceria para que a gente possa formar uma base boa, para que a gente possa ter realmente um clube profissional. Eu tenho certeza absoluta que pela dimensão do Azuriz, pelo projeto que eles têm, tenho certeza que se nós trabalharmos isso com passos concretos teremos um bom resultado. Vamos todos trabalhar para que o futebol de campo de Pato Branco volte a brilhar no Estádio Os Pioneiros.
O atual prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, se pronunciou recentemente, dizendo que “Pato Branco ganha com a visibilidade, uma vez que o Azuriz se destaca nacionalmente, mas também internacionalmente”, fazendo assim referência a equipe portuguesa que faz parte do grupo.
Ele também comentou a disputa da série D do Campeonato Brasileiro em 2022, e revelou a intenção da ampliação da capacidade de público com a instalação de um novo setor de arquibancadas, para receber 10 mil pessoas.
ESTÁDIO DO AZURIZ PATO BRANCO FUTEBOL CLUBE
O Estádio Os Pioneiros é a casa do time profissional do Azuriz e está localizado em Pato Branco, uma cidade que acolheu e apoia a equipe da Gralha Azul, abraça o futebol com paixão.
.