GeralLocais

CÂMARA CRIA SEMANA DO AGRONEGÓCIO EM BELTRÃO

Assessoria – Uma proposição do vereador Ronaldo Bizotto (PP) passou pela Câmara de Vereadores e instituiu a Semana do Agronegócio de Francisco Beltrão. O projeto de lei nº 046/2023 foi aprovado em dois turnos de votação e a semana já foi instituída.

De acordo com a proposta, a lei visa instituir a Semana do Agronegócio fundamentada na importância do agro para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da comunidade. O agronegócio no Brasil tem se mostrado um dos segmentos econômicos de maior evolução e capacidade de gerar riquezas e reduzir as disparidades sociais.

“Por meio dessa iniciativa, objetivamos fomentar e dar maior visibilidade às atividades ligadas ao setor que move a economia local. Temos muitas famílias que vivem do que produzem nas propriedades rurais, por isso, precisamos ter atividades para esse público também”, comenta Ronaldo Bizotto.

Dentre os objetivos gerais da Semana do Agronegócio, estão: intercâmbio de técnicas e conhecimento sobre o agro, estimulando o crescimento da agricultura, da pecuária e demais atividades ligadas; apoio as opções associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização; ampliação dos conhecimentos técnicos dos produtores rurais e pecuaristas através de de palestras, workshops, feiras, exposições e outras atividades relacionadas ao setor.

A Semana do Agronegócio será organizada em conjunto com feiras, exposições e eventos relacionados ao agronegócio na região. “Nós já temos grandes momentos para o agro em Beltrão, como a Expobel, o Sudoeste Rural Show e a Via Tecnológica do Leite, que trazem novidades e muita tecnologia. Já o objetivo dessa Semana do Agronegócio é promover capacitação e conhecimento para que os agricultores possam, na prática, aproveitar tudo que esses outros momentos já trazem”, finalizou Bizotto.

Foto: Éder Bublitz; vereador Ronaldo Bizotto; secretário estadual de agricultura, Norberto Ortigara; presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; e da Sociedade Rural de Beltrão, o presidente Cláudio Borges e os membros Alberi Agnoletto e Ederson Chicoski.