Beltrão

“Caminhos do Marrecas”- lideranças avaliam as opções ofertadas pelo roteiro

Da assessoria/Acefb

 A empresária Dleiza Rios, vice-presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) para Assuntos de Turismo, abriu no último dia 19 de agosto, uma reunião de avaliação das visitas realizadas em julho em propriedades rurais ligadas à Associação “Caminhos do Marrecas”.  Em outras palavras, analisar e debater o que pode ser modificado e melhorado no roteiro turístico do interior do município. Participaram do passeio lideranças formadoras de opinião de Beltrão e imprensa.  

“Se a ideia é comercializarmos um roteiro em Beltrão, a gente precisa ter esse feedback de pessoas que já viajaram para outras cidades. A ideia é que tão logo comece a venda de pacotes turísticos. Nesse primeiro momento não é propriamente trazer turistas de fora, claro que serão muito bem-vindos, mas temos a pretensão de que pessoas aqui de Beltrão e região conheçam nossos atrativos, de uma forma organizada, com planejamento. Na sequência, esses roteiros serão lançados, em princípio, uma vez por mês. Se a demanda for aumentando, o roteiro pode ser feito de quinze em quinze dias ou semanalmente”.

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, comenta que o objetivo foi o de avaliar a receptividade e as atrações do interior beltronense, bem como o empenho dos empreendedores rurais em suas propriedades. Segundo Tarsizio, o encontro serviu ainda para avaliar as perspectivas de futuro do turismo rural. “Tivemos um feedback muito positivo das pessoas que participaram das visitas [dia 31 de julho] e também de pessoas que gostariam de ter ido visitar as propriedades”.

Motivar

O presidente da Acefb informa que ficou definida mais uma rodada de visitas em outras propriedades do município. “Devemos criar a demanda para que as propriedades se motivem a investir na estrutura do local”. Conforme Tarsizio, a Acefb, num primeiro momento, irá criar roteiros, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural e prefeitura. “Queremos que as agências de turismo se envolvam e que no futuro elas possam abraçar essa causa. Estamos muito felizes e com certeza o turismo já é uma realidade em Beltrão”, finaliza Tarsizio, lembrando que pode haver uma unificação de turismo rural com turismo urbano.

Sueli Baldo, gerente do IDR em Beltrão, explica que as propriedades rurais que estiverem em condições de receber turistas, poderão compor um roteiro juntamente com atrativos urbanos. “É um processo contínuo e aí a importância das parcerias. O IDR tem seu público prioritário, que é a agricultura familiar, formada por pequenos agricultores que têm o turismo como alternativa para fixar a família no campo e ofertar lazer para os turistas”. Quanto às maiores propriedades rurais, Sueli destaca que, “além da estruturação das propriedades, sempre focamos na proposta de absorver serviços e produtos da comunidade local, gerando emprego direto e indireto”.

O próximo roteiro deve passar pela Cabanha Dom Guapo (Rio Quibebe), Recanto Renascer (Linha Água Vermelha) e comunidade de Secção Jacaré.

Legenda: Participaram da reunião: Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, Liliana Andrade, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Dleiza Rios, vice da Acefb para Assuntos de Turismo, Sueli Baldo, gerente do IDR em Beltrão, Janaína Melatti, coordenadora municipal de Turismo, Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb com sua neta Cecilia, Evandro Brandalizze, conselheiro fiscal, Mirandi Bonissoni, vice da Acefb para Assuntos de Finanças e Patrimônio, Adacir Brusso (Sicredi), Alexandre Pecóits, secretário municipal de Planejamento e André Baixer, vice da Acefb para Assuntos de Comércio.

Crédito: Amanda Perondi/Acefb.