BeltrãoGeral

Campanha para arrecadação de lacres ganha reforço

Escola Maria Helena Vandresen é mais um ponto de coleta. Objetivo é a aquisição de itens de acessibilidade.

A Unimed Beltrão e a Escola Municipal Maria Helena Vandresen, de Francisco Beltrão, fecharam parceria para a campanha Eu ajudo na lata. “É a primeira escola do município que irá participar da campanha. A escola será um ponto de coleta. Já arrecadamos cerca de 100 garrafas pets cheias de lacres e a meta é dobrar a quantidade até o fim da campanha, entre novembro e dezembro”, diz a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Unimed, Marina Rathier.

Marina diz que a campanha ganha um fôlego para a reta final. “Além da parceria com a escola, vamos intensificar a campanha para o público interno, ou seja, para os funcionários da Unimed e quem arrecadar mais lacres irá ganhar prêmios”.O projeto iniciou em julho de 2017 e busca arrecadar lacres das latas de alumínio para trocar por itens de acessibilidade.

No colégio estudam 449 crianças de diversas regiões da cidade. “A nossa escola abrange vários bairros, inclusive recebe crianças do interior, então são muitas famílias que irão participar”, comenta a diretora, EdianeLazarotto de Araújo.

Ediane conta que todos os anos a escola desenvolve projetos sustentáveis com os alunos. “No ano passado, por exemplo, trabalhamos com a arrecadação de materiais recicláveis, mas queríamos fazer algo que pudesse ajudar as pessoas de alguma forma. Os materiais recicláveis iam para a destinação correta, mas não víamos o que acontecia após a reciclagem. Já com essa campanha, os alunos podem ter condições visuais de ver o resultado”.

A ideia de arrecadar os lacres foi discutida no início do ano e inserida no plano de ação da escola. Por conhecer o projeto da Unimed, a escola buscou a parceria com a cooperativa. “As crianças se empolgaram, ficaram muito animadas. E a gincana da turma que mais irá arrecadar, cria mais expectativa pra eles. Em todas as salas terá uma garrafa pet para os alunos depositarem os lacres. Na escola terá um tambor onde, depois da contagem, será depositado todo o montante arrecadado.A turma que mais contribuir ganha um brinde surpresa”,