Esportes

CE UNIÃO ENCERROU A SELEÇÃO DE JOGADORES

 Em preparativos para disputar a Segunda Divisão Paranaense 2021, o União Beltrão, por uma semana – de 15 a 22 (maio) – recebeu em torno de 100 jogadores, dos quais 10 foram selecionados e que poderão vir a integrar a equipe Anilada na temporada que se avizinha.

Na foto, estão: Ivo Sendeski, presidente; Hernandes Freitas, preparador físico; Cláudio Stankiewicz, supervisor; e Adriano da Silva, auxiliar/preparador físico. Os jogadores aprovados pelo União não tiveram seus nomes divulgados. Podemos deduzir que o planejamento do Anilado é mesmo fazer uma renovação no futebol profissional de Francisco Beltrão, ao contrário de anos anteriores quando muitos atletas já estavam atuando no União por várias temporadas – alguns muito bons -, mas outros nem tanto; a maioria fazia parte de uma geração que já passava dos 30 anos. Segundo o supervisor Cláudio Stankievicz, a opção da comissão técnica é contar atletas mais jovens, que estarão mesclados com  alguns  mais experientes, já acertados com o clube, porém sem data para virem à cidade, devido às dúvidas que ainda existem sobre o início das disputas da segundona deste ano.

Os trabalhos de seleção dos jogadores foram realizados no Completo Esportivo Arrudão, com acompanhamento da comissão técnica, sob a liderança do treinador Rafael Andrade (não aparece na foto), que em virtude da falta da definição do início do campeonato, já retornou à sua cidade, mas com o compromisso de estar em Francisco Beltrão em tempo hábil de iniciar a pré-temporada, tão logo a FPF anuncie o calendário para as disputas que, terão início em julho próximo, ou no mais tardar no mês setembro.

TRÊS PONTOS NA LNF – Na quarta partida pela Liga Nacional de Futsal, o Marreco obteve uma vitória por 4 a 3, na terça-feira (25), no Ginásio Arrudão frente a equipe do Juventude de Dourados-MS. Sob o comando do técnico Fabinho Gomes o time beltronense apresentou um esquema de jogo mais ofensivo na primeira etapa, chegando ao placar de 2 x 0, com gols de Guilherme e Amadeu. E, teve um crescimento ainda maior no início do 2º tempo, estabelecendo o placar de 3 x 0, com gol de Vini.

A superioridade do Marreco estava bem evidente, porém, o time mato-grossense sentiu o peso da derrota parcial e partiu com mais velocidade em jogadas organizadas e descontou no placar com Dudu e Chico, registrando o placar de 3 x 2. O Marreco ainda ampliou a vantagem para 4 x 2, com gol de Guilherme, mas faltando 1 minuto para terminar o jogo, Joãozinho do Juventude marcou o 4 x 3, escore final da partida. Vitória do Marreco, a primeira, depois de três derrotas na LNF. O Marreco havia perdido para o Cascavel, Blumenau e Joinvile. A vitória se consolidou com o técnico Fabinho Gomes, que a partir do início do mês de maio passou a comandar a equipe.

SERGINHO SCHIOCHET deixou o comando do Marreco após comandar a equipe por dois anos. Nenhuma explicação convincente sobre a troca de Serginho por Fabinho Gomes, mas a verdade é que, Serginho saiu, e o Marreco apresenta resultados de vitórias. De boa fala, fortes argumentos e muito coerente nas suas palavras, Serginho reconhecia que o Marreco não estava indo bem neste ano. Importante registrar que ninguém se arriscou em dizer que essa troca era necessária, isto porque Serginho tinha um bom nome como treinador, havia conquistado o título de campeão da Liga Paraná com o Marreco em 2019 (mas ainda é uma conquista sem grande expressão). Em minha opinião, Serginho se tornou muito amigo dos jogadores, da diretoria do Marreco, até dos torcedores (ausentes)… enfim, Serginho era uma unanimidade.

NELSON RODRIGUES, teatrólogo, pensador político e entendido em futebol (torcedor apaixonado pelo Fluminense do Rio) pode ser lembrado sobre unanimidade. Ele ficou conhecido pela frase: “toda a unanimidade é burra” e, mais: “ quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar”. São reflexões que até hoje renomados filósofos repetem, uns o fazem com a certeza do quê estão dizendo, outros colocam dúvidas nas palavras de Nélson Rodrigues. É um caso a ser refletido, também no esporte.

MARRECO DERROTADO EM LARANJEIRAS – na quinta-feira (27-05) a equipe beltronense foi derrotada por 3 x 0 pelo Operário de Laranjeiras do Sul, jogo válido pela Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Na primeira etapa, apesar da falta de efetividade no ataque, com algumas falhas na defesa, ainda assim, o Marreco conseguiu manter o placar de 0 x 0. Veio o segundo tempo e o Operário de Laranjeiras foi logo marcando o 1º gol aos 45 segundos; depois vieram mais gols, o 2º e o 3º, assinalados nos momentos em que a equipe beltronense buscava melhorar no seu ataque e deixava a defesa desguarnecida.

Na terceira partida sob o comando do técnico Fabinho Gomes foi que aconteceu a primeira derrota, depois de ter vencido o Toledo por 4 x 2 (Série Ouro do Paraná) e imposto uma derrota ao Juventude de Mato Grosso do Sul por 4 x 3 (LNF). As três contratações feitas recentemente: Rafinha, Betinho e Allyson ainda estão a dever um melhor desempenho.  Perder para o Laranjeiras, pelo placar dilatado de 3 x 0, abre um leque de preocupações na equipe marrequina, que terá nos próximos dias dois compromissos pela LNF, fora de casa, contra equipes renomadas.