Como é o Paraíso de Deus?
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43).
Segundo o dicionário português, paraíso é um lugar de delícias; lugar de paz e sossego. No Novo Testamento é um lugar onde permanecem as almas dos bem-aventurados. Lugar de recompensa das almas dos homens após sua morte. Jesus usou a palavra com este significado quando falou com o ladrão na cruz: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43).
Mas como é, e onde fica o Paraíso de Deus?
O apóstolo Paulo relata um episódio, em que um homem, se no corpo ou somente em espírito, não sabe, foi arrebatado ao Paraíso no terceiro céu. Um lugar fascinante, deslumbrante, de pura paz; e ouviu palavras impossíveis de se descrever, explicar pelo ser humano: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar” (2 Coríntios 12.2-4).
Esse tal homem, foi o próprio Paulo. Alguns pensam que esse episódio aconteceu quando Paulo foi apedrejado e tido como morto. No entanto, a hipótese mais provável tenha sido quando Paulo orava no templo, pois afirma ter sido arrebatado quando orava: “E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim” (Atos 22.17).
O fato é que temos um testemunho bíblico, de quem viveu essa experiência, que de maneira nenhuma pode ser ignorada e desacreditada; um discípulo (apóstolo de Cristo), que nos anima e nos incentiva o quanto vale sofrer por Cristo e seu evangelho. Paulo estava tão deslumbrado com o que Jesus mostrou a ele, que fez a seguinte afirmação: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Filipenses 1.21).
Concluímos que o Paraíso fica no terceiro céu onde se encontra o Trono de Deus. Para lá, vão todos que vencerem em Cristo Jesus: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus” (Apocalipse 2.7). Vale apena abrir mão das nossas vontades, e fazer a vontade de Deus!
Por Eloir Vieira.