CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL E EMAGRECIMENTO
Será que tomar uma cerveja todo dia irá comprometer meu processo de emagrecimento? Um estudo realizado indicou que pessoas que não bebem, podem ter até 2 ou 3 vezes menos quantidade de gordura localizada no abdômen do que as que bebem esporadicamente.
O álcool possui grandes quantidades de calorias (7,1 calorias/grama) perdendo apenas para as gorduras. Conseguir passar a semana inteira cumprindo à risca o cardápio de uma alimentação saudável, mas se entregando às tentações das bebidas no final de semana, pode ser um dos motivos mais óbvios da sua não-evolução no emagrecimento.
O fígado é o responsável por digerir as bebidas alcoólicas. Porém, esse mesmo órgão age no metabolismo de gordura. No consumo de álcool, acaba adicionando mais uma tarefa na função do órgão. Dessa forma, seu fígado não consegue processar a gordura de maneira tão rápida e eficientemente pois estará, também, trabalhando para expelir o álcool. Como consequência, ocorre uma diminuição do metabolismo.
Além disso, o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12 e por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo.
Por isso, não se engane: um único copo grande de cerveja pode pôr a perder todo o esforço que você empreendeu para queimar calorias durante uma semana inteira.
Uma dica valiosa é, substitua o álcool por outras bebidas, para quem tem dificuldade de abrir mão do álcool mesmo durante a dieta, é válido encontrar bebidas alternativas para a substituição. Saborizar a água com gás de forma natural com frutas, ervas ou especiarias é uma opção.
Compreendeu como seu corpo se comporta na presença do álcool? Repense sua dieta diária e analise se deverá mudar alguns hábitos para conquistar o corpo que tanto deseja.