Contribuintes tiveram orientação gratuita
Profissionais da área contábil trabalharam voluntariamente sexta-feira, 13, orientando os contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018.
Os contribuintes que ainda não haviam declarado o Imposto de Renda Pessoa Física 2018 – tiraram as dúvidas gratuitamente, de como preencher o formulário da Receita Federal. A campanha Declare Certo, em sua 15ª edição ocorreu no Calçadão da Júlio Assis Cavalheiro, das 9h às 17h
Profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e universitários), dedicaram parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes. De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, esta ação evita que o contribuinte cometa erros que possam prejudicá-lo no futuro junto ao fisco. Ele lembra, ainda, que a multa para quem não declarar é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.
Pioneirismo
O Declare Certo! é uma campanha desenvolvida pelo SESCAP-PR desde 2004 e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.
É realizada por profissionais que prestam serviço voluntário em Francisco Beltrão, onde a entidade possui escritório regional. Nos últimos anos recebeu adesão de várias entidades do Sistema Fenacon, sendo realizada hoje em mais de 50 cidades brasileiras.
O evento anual conta com o apoio de entidades contábeis nas cidades onde é realizado, além do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e da Receita Federal do Brasil.