Geral

Cooperativismo Unimed Francisco Beltrão capacita líderes em desenvolvimento individual e de equipe

Assessoria – A Unimed Francisco Beltrão promoveu treinamento para sua equipe de líderes tendo como tema Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e Feedbak. Participaram do minicurso representantes de cada setor da cooperativa. A atividade foi desenvolvida pela psicóloga Ana Wilges, especialista com experiência de 20 anos em RH (Recursos Humanos) nas áreas de treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, coaching e programas de desenvolvimento organizacional, equipes e liderança. A capacitação foi transmitida ao vido, respeitando todas normas de prevenção à Covid-19, e teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR).

Entre os tópicos abordados por Ana durante a sua explanação muitos ficaram em evidência, como feedback assertivo, ferramenta de feedback, ciclo de avaliação de desempenho por competências, estrutura do PDI e alternativas de desenvolvimento. O Plano de Desenvolvimento Individual, por exemplo, faz parte do ciclo de avaliação e é construído pelo colaborador, com suporte do líder.

Ana Wilges ressalta que o ciclo de avaliação é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem como objetivo medir o nível da performance de um funcionário ou de uma equipe em relação ao conjunto da empresa. Com base nestes dados é possível desenvolvê-lo e melhorar o seu desempenho.

Com base em elementos construtivos (inputs, feedbacks) líderes e funcionários alinham suas ações e procuram dar foco as competências que devem ser desenvolvidas para que o planejamento estratégico da empresa seja contemplado de modo eficaz.

O feedback, por sua vez, é o processo de fornecer informações com o objetivo de melhorar o desempenho futuro de um indivíduo ou grupo, otimizando a criatividade e o desenvolvimento. O feedback deve dar informações sobre um comportamento passado, entregue no presente, e que influencia um comportamento futuro; sua essência é uma conversa que requer observação, diálogo, acordo e sua prática exige um bom processo de comunicação.