BeltrãoGeralRegional

Crea-PR dá voz aos profissionais em Francisco Beltrão e Realeza

Reuniões preparatórias receberam contribuições de engenheiros, agrônomos e geocientistas para melhoria do sistema 

Assessoria

A Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou, nos dias 12 e 13 de abril, as Reuniões Preparatórias de Inspetoria (RPIs), em Francisco Beltrão e Realeza, respectivamente. O objetivo é proporcionar que os profissionais contribuam com propostas para melhorias ou mudanças na legislação e nos processos que regem as atividades vinculadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua. 

O gerente da Regional Pato Branco do Crea-PR, engenheiro civil Diogo Colella, explica que as propostas coletadas nas RPIs serão analisadas na etapa regional (programada para a noite de 11 de maio, em Pato Branco) e, posteriormente, encaminhadas para o 11º Congresso Estadual de Profissionais, que acontece em julho, em Foz do Iguaçu. Após, serão levadas para homologação durante o 11° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em Goiânia (GO), no mês de outubro.

Na reunião da Inspetoria de Francisco Beltrão, Vitor Pedrotti, engenheiro mecânico, foi eleito como delegado representante. Pedrotti é vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste (Sudenge) e apresentou quatro propostas, duas próprias e duas enviadas pela entidade. No total, foram sete propostas acolhidas no dia 12.

Entre as proposições que serão debatidas na reunião regional de maio, a sugestão de que a carteira de registro profissional do Crea-PR tenha em seu chip a funcionalidade de certificação digital para assinatura de documentos, fornecida pelo Conselho. Outra proposta é que o Conselho paranaense possa disponibilizar adesão a plano de saúde, como relatado por presentes na RPI de que ocorre em outros Creas pelo Brasil.

 “As RPIs oferecem a possibilidade de levar uma visão de mercado e também de quem está utilizando os benefícios do Sistema Confea/Crea. É uma situação em que o Conselho e os profissionais saem beneficiados”, observa Pedrotti. 

Qualidade no ensino
Já na reunião da Inspetoria de Realeza, o engenheiro civil José Fernandes Ghiraldi, será o delegado representante. “[A RPI] É um momento importante do Sistema, pois dá a oportunidade de colaborarmos com nossas profissões”, elogia Ghiraldi.

Como delegado, Guiraldi será responsável pela apresentação de cinco propostas aprovadas após o debate na RPI de Realiza. Uma delas do próprio Ghiraldi, com o tema “Implementação na lei nº 5.194 do exame de proficiência”.

“Existe a preocupação com a qualidade na formação dos engenheiros. Há um número grande de cursos sendo implementados, muitos por EAD [ensino à distância]. A proposta, que será analisada na reunião regional, em maio, é que seja acrescentada, após a conclusão do curso, a prova de proficiência. Iniciativa semelhante à prova da OAB”, exemplifica o engenheiro civil.

Caso as propostas sejam aprovadas na reunião regional, elas serão encaminhadas para a etapa estadual, no CEP.

Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento. I


Assessoria: Antônio Menegatti