BeltrãoGeral

Cresol recebe visita da cooperativa Coopeduc, do Paraguai

Ação faz parte do programa de intercooperação técnica coordenado pelo Infocos AA

ASSESSORIA

Nesta semana uma delegação da Cooperativa Multiactiva de Ahorro y Crédito, Consumo, Producción y Servicios (Coopeduc), do Paraguai, esteve no Paraná, na Central Cresol Baser, em Francisco Beltrão e na Cresol União, em Coronel Vivida.

O objetivo do intercâmbio foi conhecer as boas práticas da Cresol na gestão de sua carteira e uso de tecnologia. Na Central Baser os convidados puderam assistir apresentações das áreas e suas atuações perante o sistema.

“Ficamos muito felizes em receber mais esta comitiva em nossa sede e de poder contribuir com o desenvolvimento da cooperativa e de seus sócios. Com certeza essa troca trouxe muito conhecimento para todos os envolvidos e vai fortalece ainda mais a intercooperação”, destacou o presidente da Cresol e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.

Em Coronel Vivida, acompanhado pelo representante da Central Cresol Baser, o vice-presidente Luiz Levi Tomacheski, e do analista de comunicação e relacionamento do Cresol Instituto, Felipe Alessio, o grupo foi recepcionado pelo presidente da Cresol União, Ivan Duarte, o vice-presidente Vilmar Luiz Bombana, e a diretora superintendente, Iomara Gaeski Ziger.

De acordo com a diretora da cooperativa, esse foi um momento importante de troca de experiências. “Com a visita ao Centro Administrativo, assim como na agência de Coronel Vivida, o grupo pode conhecer a nossa realidade, bem como compartilhar conosco o formato desenvolvido no cooperativismo naquele país”.

Além da Cooperativa, o grupo visitou duas propriedades de cooperados da Cresol, uma delas da família do Laercio Pizzatto, produtor de leite, o qual é acompanhado pelo Programa de Empreendedorismo Rural da Cooperativa, e do casal Jucemar Nichelle e Nivea Lucia Bergamaschi, situada na propriedade da Linha Bergamaschi, na qual possui uma agroindústria que produz geleias e panificados, empreendimento financiado por meio da Cooperativa.

“Ficamos muito felizes em receber visitas de outras cooperativas. Em especial, de outro país. Foi um momento muito positivo, tanto para nós, como para o grupo visitante, que teve essa possibilidade de conhecer o Sistema Cresol; além da troca de boas práticas cooperativistas”, diz o presidente Ivan Duarte.

A delegação da Coopeduc é composta pelos seguintes integrantes: Alicia Peña, Graciela Escobar, Juan Saucedo, Rosana Rodas, Antonio Castillo, Pedro Vázquez, Osvaldo Casagrande, Saul González e Mateo González.

Sobre a parceria

A parceria entre Cresol e a Coopeduc iniciou há 1 ano, dentro de um programa de intercooperação técnica construído pela ACI Américas (Cooperativa das Américas) e IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), onde a Cresol foi reconhecida em 2021 como um case de sucesso pela ACI América na aplicação de tecnologias da inovação e comunicação, e com isso foi convidada para compartilhar sua experiência com outras cooperativas da América Latina, iniciando com o COOPEDUC.

Para apoiar nas atividades de cooperação internacional, a Cresol conta com sua Agri-Agência, o Infocos AA, que neste período construiu o projeto com o COOPEDUC, as áreas técnicas de Cresol e o CCU (Centro Cooperativista Uruguaio). Atualmente, o programa ACI-IICA está em fase de captação de recursos e a previsão de início do projeto Cresol-Coopeduc é para o primeiro trimestre de 2023. Este primeiro intercambio contribui para fortalecer o relacionamento entre as organizações e aperfeiçoar o projeto original.