Direito: Aula Magna discute Reforma Trabalhista
Com a presença de professores, estudantes, pós-graduandos, ex-alunos e profissionais da área, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu sua Aula Magna abordando o tema Reforma Trabalhista. O convidado da noite foi o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, professor Cassio Colombo Filho.
Demostrando amplo conhecimento técnico em torno do tema, o magistrado abordou aspectos relevantes da história do Direito do Trabalho, destacando seus principais pontos e, principalmente, aspectos polêmicos da reforma trabalhista.
“Além de trazer à tona um assunto factual e relevante, nossa aula buscou integrar as turmas de graduação e pós-graduação, aproximando os alunos aos profissionais do Direito”, observou o coordenador do curso do Direito, professor Alexandre Magno.
Curso de atualização
No dia seguinte à aula, teve início o curso de atualização sobre Reforma Trabalhista, com debates e análise crítica das alterações legislativas promovidas pela Lei 13.467 de 2017 e a Medida Provisória n. 808 de 2017. O primeiro módulo foi sobre hermenêutica (regra de interpretação) nos contratos de trabalho, ministrado pelo desembargador Cássio Colombo Filho.
As aulas do curso acontecem aos sábados de manhã, num total de dez módulos de cinco horas cada. Os módulos foram divididos entre o Direito Material (contrato de trabalho e demais direitos) e Direito Processual (aplicação do direito processual trabalhista).
As aulas serão ministradas por juízes de primeira instância, desembargadores, servidores e professores universitários. A coordenadora do curso, professora Alessandra Souza Garcia, afirma que a relevância do projeto se deve ao fato da temática ser de grande interesse dos profissionais na área do Direito, Economia, Administração e Contabilidade.
“O curso conta com profissionais da região Oeste e Sudoeste do Paraná, os quais vão expor seu posicionamento sobre a realidade da legislação. Ainda, como destaque, teremos módulos que buscarão reforçar a prática dos cálculos trabalhistas, assunto que foi introduzido na reforma e que traz grandes dúvidas aos profissionais da área.”