Beltrão

Edy Dal Berto: da mercearia ao atacarejo

Assessoria/Aline Prolo

      O empresário Edy começou a escrever sua história profissional ainda pequeno. Com 12 anos já ajudava o pai, Sr. Pedro, na pequena mercearia da família, no bairro Industrial em Francisco Beltrão. “Eu fazia de tudo, desde a reposição da mercadoria, empacotar e entregar as compras aos clientes… Tudo que fosse preciso, já que era um pequeno comércio familiar e todos se ajudavam”, lembra Edy.

     Dedicou-se por longos anos à sociedade que tinha com seus irmãos Cedi e Clair, no ramo de Atacado de Alimentos, o qual originou-se de um pequeno comércio de doces, onde fazia venda porta a porta utilizando uma Kombi.

     Em 1998, os irmãos Dal Berto expandiram para o varejo, adquirindo o Super Sadia em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, mercado que tempos depois recebeu o nome de Ítalo Supermercados. Com o tempo, o grupo cresceu e abriu outras unidades: uma em São Miguel do Oeste (Santa Catarina) e outra na Cidade Norte, em Francisco Beltrão.

     Em 2009, houve uma divisão na sociedade dos irmãos, onde Edy ficou responsável pelo grupo Ítalo Supermercados. Desde então, o empresário dedica seu tempo exclusivamente à venda no varejo, o que resultou na abertura de mais unidades. Hoje em dia, a rede Ítalo conta com 18 lojas espalhadas em 12 municípios do Paraná e Santa Catarina. “Queremos expandir ainda mais, sempre priorizando a qualidade e variedade dos nossos produtos, o preço justo, um ótimo atendimento aos nossos clientes e o bem-estar dos nossos colaboradores”, conta Edy.

     Uma prova desse desejo de expansão pode ser vista na Avenida União da Vitória, em Francisco Beltrão, onde o grupo dirigido por Edy está finalizando a obra do Superdia, o primeiro atacarejo da cidade e do atual grupo Dal Berto. Serão mais de 10 mil metros quadrados de área, além de 200 empregos diretos e indiretos em um investimento de aproximadamente R$30 milhões.