Enxaguante bucal que auxilia no tratamento do câncer foi lançado por Startup beltronense
Assessoria/ACEFB
A Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), realizou no último dia 27, o lançamento do enxaguante bucal “Q3R”, produzido pela startup BBA (Brazilian BioActives Extratos Naturais). Aliás, a BBA é a primeira startup residente no Ciklo Hub de Inovação. O Ciklo nasceu dentro da Acefb, graças a conexão de empresários que discutiam projetos futuros numa reunião do Condef (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).
Em setembro, o Ciklo, único hub de inovação do Sudoeste, completa um ano de atividades. Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb, explica que o hub está apoiado em três pilares: conectar as empresas associadas com as startups, promover inovação aberta e fomentar a cultura da inovação no município de Beltrão.
Hubs de inovação são espaços voltados para a geração de negócios que reúnem startups, médias e grandes empresas e potenciais investidores.
Surpresa na chegada
Na recepção dos convidados do lançamento (quantidade limitada devido à pandemia da Covid-19), o simpático “Robios” reproduziu um vídeo informativo sobre o enxaguante bucal. O robozinho, de autoatendimento e personalizável, foi desenvolvido por Olivier Smadja, fundador da startup Human Robotics, de Curitiba.
De onde vem o Q3R?
De “Quercetina 3 Rhamnosídica”. Popularmente conhecida como Arnica do mato ou Arnica brasileira, a Solidago microglossa, extrato presente no enxaguante, possui bioativos com antioxidantes capazes de minimizar os processos inflamatórios em tecidos com excessiva produção de espécies reativas de oxigênio. Essas espécies promovem a degradação dos tecidos onde os processos inflamatórios podem ocorrer como vasos sanguíneos, musculatura esquelética, tecido ósseo, cartilaginoso e hepático. Tais ações se devem principalmente aos flavonoides contidos nesta espécie vegetal, que é a Quercetina 3 Raminosídica.
Através de sua ação antioxidante, cicatrizante e antinflamatória, e por ação de seu flavonoide majoritário, a Quercetina promove alívio da sensibilidade bucal, que pode surgir em decorrência de aftas, sangramentos, abcessos e mucosite (doença bucal oriunda do tratamento por quimioterapia em pacientes diagnosticados com câncer, que acarreta dificuldade na deglutição aos enfermos).
Mais um passo
Beltrão está escrevendo mais um capítulo na história quando o assunto é inovação. A afirmação sensata é de César Colini, gerente da regional Sul do Sebrae, se referindo ao lançamento do enxaguante bucal e da efetivação da BBA. Para ele, o município tem uma incubadora tecnológica, tem o núcleo Nubetec, a UTFPR, tem as demais universidades. Isso tudo faz parte de um conjunto de atores que o município precisa lembrar e valorizar. Entendo que é assim que as coisas começam a acontecer.
A jornada da inovação precisa desses atores”, analisa Colini.
Alexandre Pecoits, presidente do Conselho Municipal de Inovação e secretário municipal de Planejamento, representou o prefeito Cleber Fontana, assim como o empresário Edgar Behne, vice-presidente da Acefb, que representou Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da associação empresarial. A mediação do encontro foi do professor e doutor Leonardo Velasquez, da Unipar de Beltrão.
Avaliações
“Temos que enfatizar a força e a união dos envolvidos. Deixamos o nosso reconhecimento, pois percebemos que as necessidades de algumas empresas, somadas à força das academias [universidades], e a expertise das startups, resultam em produtos fantásticos. E o Ciklo tem essa grande função, de conectar todas essas forças. As portas da Acefb estão abertas para esse tipo de projeto”, disse Edgar.
“A gente chega numa certa idade da vida e se acomoda. Depois de muito tempo, formou-se um time que realmente deu vontade de empreender. E a BBA é renovadora, todas as pessoas envolvidas tem altíssimo potencial produtivo. Nossos objetivos são o de criar produtos inovadores para melhorar a qualidade de vida, bem como da saúde das pessoas”, expos Evandro Brandalizze, sócio da BBA e conselheiro fiscal da Acefb.
“Nossa avaliação foi muito positiva, tendo em vista que foi o primeiro produto da startup que nasceu dentro da Acefb. Somos gratos à colaboração do Sebrae, da prefeitura e de todos os profissionais da área de odontologia e dos médicos, que prestigiaram o evento, e também o pessoal que acompanhou no YouTube. Agradecer ainda ao nosso comercial e a galera da pesquisa, pois conseguimos conectar, dentro da nossa empresa, o pessoal do ramo empresarial com a galera da universidade [Unipar]. Isso nos deixou muito feliz”, comemora Lucas Gomes de Oliveira, CEO da BBA e vice-presidente da Acefb para Assuntos de Educação.
Emerson Lourenço, popular Cambé, membro da BBA, apresentou, de maneira técnica, o enxaguante bucal. O evento contou com a participação especial de Leandrinho Barbosa, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, do Palmeiras, Flamengo e do Golden State Warriors. Ele comentou estar feliz em saber que o Q3R também será comercializado nos Estados Unidos. Leandrinho é membro da comissão técnica do Golden State.
Integram a BBA um grupo de pesquisadores conectados a profissionais da indústria e da área comercial.
Outras informações
Atendimento ao Consumidor – 0800 643 3949
Legenda – O lançamento do Enxaguante Bucal desenvolvido pela startup BBA foi lançado na Acefb, dia 27.