Beltrão

Escritora/poetisa Cleusa Piovesan publica mais um livro

Nesta sexta-feira, 14, acontece o lançamento do livro ‘Literatura Inspira poemas’, publicado pela “Leia Livros”, da escritora/poetisa Cleusa Piovesan, que integra o Centro de Letras de Francisco Beltrão. Cleusa é natural de São João (PR), reside em Capanema (PR). É mestra em Letras; organizadora de dois livros Nossa mágica fábrica de sonhos (2016) e Tipologias e gêneros textuais (sob o olhar do aluno) (2017) e autora de vários livros.

Em 14/05/21, ocorreu o lançamento do livro Literatura Inspira poemas, publicado pela Leia Livros, da escritora/poetisa Cleusa Piovesan, que aproveitou o isolamento causado pela pandemia e compôs essa obra com poemas inspirados em suas leituras no ano de 2020. Ao todo foram 78 livros lidos. Cleusa integra o CLFB (Centro de Letras de Francisco Beltrão), desde 2016 e é membro efetivo de mais seis instituições literárias: AIML (Academia Internacional Mulheres das Letras); ABLAM (Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas); ACILBRAS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil; AMCL (Academia Mundial de Cultura e Literatura); FEBACLA) Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes; e SPINA (Associação Brasileira dos Poetas Spinaístas).

Conhecendo a autora: Cleusa Piovesan nasceu em São João/PR, em 12/05/1967, reside em Capanema/PR. É Mestra em Letras; organizadora de dois livros Nossa mágica fábrica de sonhos (2016) e Tipologias e gêneros textuais (sob o olhar do aluno) (2017); autora de Não diga que a poesia está perdida; Fragmentos; O causo é bão? Aí, varria, né! (2016); Haicaindo n’alma (2017); Um toque de magia; Literatura inspira poemas (2020); e Ecos (de)mentes (2020).e participação em mais de 30  Antologias e Coletâneas.

Sinopse do livro: Não há lugar melhor que um livro para entendermos que as vidas de todos nós se entrelaçam, amalgamadas pelos mesmos sentimentos e, pela leitura, descobrimos que nos identificamos por vivências em comum ou por experiências que nos fortalecem e constroem nossa personalidade. Partindo de minhas leituras, numa viagem pela biblioteca que visito todos os dias, e nem sempre tenho tempo de parar para admirar a paisagem que se descortina a minha frente, fiz um mergulho nas profundezas de cada obra lida em 2020, e desafiei-me a escrever poemas e instigar mais pessoas a se encantarem pela leitura.

Weslei Roberto Candido, Doutor em Letras pelas UNESP, Pós-doutor em Letras pela Université Lumière Lyon 2, Docente na Universidade Estadual de Maringá (prefacista da obra), declara sobre a obra de Cleusa Piovesan, “a‘Literatura é linguagem carregada de significado’ (2006), assim se expressa Ezra Pound ao definir este ser tão difícil de apreender. O livro que temos à mão, agora, relê a linguagem pela linguagem da poesia. Nada mais difícil de se fazer, pois, exige-se a transposição de um universo, na maioria das vezes em prosa, para o mundo dos versos. E isto, a poeta faz com maestria e inspiração, percorrendo sua biblioteca, que tem as portas abertas ao público.”