Exames Laboratoriais e a Nutrição
Durante a primeira consulta com o nutricionista, diversas questões serão abordadas, dentre elas: perguntas sobre a rotina, hábitos e alimentação do indivíduo, são realizadas as medidas corporais, e solicitados alguns exames laboratoriais (de sangue, por exemplo).
Os exames laboratoriais ajudam a formar o conjunto de informações e características necessárias para auxiliar no entendimento do estado de saúde do indivíduo e, na construção do planejamento alimentar. Isso envolve o tratamento principal, o acompanhamento e as orientações que serão passadas no decorrer das consultas.
Um diagnóstico nutricional completo só é efetivo com o auxílio dos exames, pois assim, podemos checar se realmente o organismo esta funcionando normalmente, não apresentando carência ou excessos. Seguindo essa linha de raciocínio, é importante citar que a nutrição trabalha também com a prevenção, para isso a realização dos exames é igualmente necessária.
É fundamental frisar que nesse foco, os exames solicitados são aliados no tratamento nutricional, mas para via de diagnóstico de doenças, essa função fica restrita ao médico. Quando houver resultados alterados, a comunicação entre o médico e o nutricionista irá melhorar a eficácia do tratamento.
Com os exames em mãos podemos ter mais sucesso no tratamento, dessa forma saberemos exatamente qual a melhor estratégia nutricional para aplicar ao individuo, assim ajudando na recuperação ou manutenção da sua saúde e qualidade de vida.