Comunicação

Expobel 2022: vai ter!

                Há quase dois anos, ninguém imaginava que, por muito pouco, quase não teríamos a Expobel 2020. No meio do evento começa a estourar uma pandemia mundial nunca antes vista, chegando cada vez mais perto de nós. Os últimos dias já foram estranhos: atrações cogitando a possibilidade de não vir, entrevistas canceladas e o início de algumas restrições sanitárias. Mas deu. Segurando até o fim daquele domingo. E no dia seguinte, o estado do Paraná decretou que a pandemia havia chego. E aí, a vida mudou.

                Essa será a quinta edição da Expobel que participarei profissionalmente de alguma forma. E sempre tive a impressão de que esse intervalo de dois anos, no fim das contas, passa rápido. Porém, esse intervalo de agora pareceu muito mais longo. Talvez pelo fato de não sabermos se realmente seriam apenas dois anos. 

                Quando me convidaram para novamente compor a coordenação de marketing do evento, foi a possível luz no fim do túnel. Sim, possível, porque não podemos ter mais certeza absoluta de nada nos dias atuais. Mas eu, confesso, não tinha essa sensação até então. Porém, fomos ao trabalho. É claro que, independente de acontecer ou não, é algo que começa a ser planejado com mais de seis ou sete meses de antecedência. 

                A proposta apresentada pela agência ZIPP, responsável pela execução da campanha publicitária, foi voltada ao futuro. E futuro em vários sentidos, tanto de novos (e melhores) dias que estarão por vir, como algumas boas “lições” que esse período nos trouxe, principalmente em termos tecnológicos, que para muita gente finalmente se tornou uma aliada a partir da necessidade. 

                E a proposta de dar uma cara para esse evento da retomada – que marcou justamente o fim e agora o recomeço – foi de exatamente… dar uma cara. Ou seja, humanizar, representar (mesmo que virtualmente) a Expobel em “alguém”. Assim surgiu a Bel, a digital influenciar da Expobel – no sentido mais essencial da palavra digital. Acredito muito que esse tipo de elemento, já utilizado de alguma forma por outras marcas pelo mundo em algum momento, traz uma leveza nessa transição as vezes um pouco dolorosa entre o tradicional e o tecnológico. Essa é a ideia. Esperamos que isso aconteça.

                E junto com isso, alguns novos detalhes na identidade visual, como um logotipo com um ar mais “solar”, de renascimento, formas circulares coloridas remetendo aos ciclos da vida para os materiais publicitários, além de algumas peças que harmonizam bem o simples e o inovador, buscando eficiência para veicular a campanha posteriormente. 

                Isso é só o começo. Só o primeiro passo de uma caminhada longa, do tipo daquelas que a gente faz no gigante parque de exposições. Está tudo sendo preparado com o carinho de sempre, com a vontade de manter o que foi bom e melhorar o que for possível, evoluindo e tornando cada vez maior. E já somos muito grandes. Grandes e de portões abertos para todos. Logo, mais novidades. O que importa agora é que, com todo o cuidado necessário e dentro do que for possível, vai acontecer.