Expofeira Mulher 2025 marca o empreendedorismo feminino
A feira de cultura, diversão e negócios segue até domingo (13) com entrada gratuita e diversas atrações.
Assessoria/Acefb
A 14ª edição da Expofeira Mulher teve sua abertura oficial na noite desta quarta-feira (9), no Parque de Exposições Jayme Canet Junior, em Francisco Beltrão. Realizada pelo Núcleo da Mulher Empresária da ACEFB, com apoio da prefeitura e patrocinadores, a feira segue até domingo (13) com extensa programação voltada ao empreendedorismo feminino, cultura, arte e lazer para toda a família.

Arquiteta Roberta de Oliveira Cirino, coordenadora geral da Expofeira Mulher, na noite de abertura do evento, quarta-feira (9).
A feira reúne mais de 100 expositores, praça de alimentação, parque de diversões e uma agenda repleta de atrações culturais e palestras. O evento é considerado um dos maiores do gênero no Paraná e chega aos 25 anos de história promovendo a valorização da mulher e da economia local.
Durante a abertura, o prefeito Antônio Pedron destacou o protagonismo feminino na organização do evento. “É um orgulho para a cidade. Uma feira feita por mulheres, que mostra a força do empreendedorismo feminino e ainda contribui para divulgar Francisco Beltrão no Paraná e no Brasil”, afirmou.
O presidente da ACEFB, Rafael Menegotto, reforçou a importância da feira para o desenvolvimento da cidade. “Estamos em uma edição especial, que valoriza os núcleos da ACEFB, especialmente o da Mulher Empresária, e mostra como Francisco Beltrão se consolida como polo de feiras e eventos.”
Entrada gratuita
A entrada no evento é gratuita e aberta a toda a comunidade. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais da ACEFB e do Núcleo da Mulher Empresária.
Discursos
“Nós, mulheres da Acefb, fazemos questão de lembrar que somos parte da diretoria da entidade, somando com os demais diretores. Isso mostra a força da mulher na sociedade”, disse Mariane Zilli Molin, vice-diretora da Acefb para Assuntos de Núcleos.
“Um orgulho estar aqui representando a Câmara de Vereadores, em nome das minhas colegas vereadoras e também os vereadores. Olhem o quanto as mulheres de 25 anos atrás foram visionárias, tornando uma feira totalmente organizada por mulheres. Só tenho a parabeniza-las, as mulheres de ontem e de hoje, pelo tempo de dedicação para nos apresentar um evento como esse”, destaca a vereadora Aline Biezus.
“Estamos aqui para celebrar a força e talento das mulheres. É um marco significativo não apenas para Beltrão, mas para todo o Paraná, simbolizando o impacto das mulheres no associativismo e o papel vital que elas desempenham na economia. A Expofeira Mulher é um exemplo transformador no mundo dos negócios”, avalia Paola Battistella, presidente da Faciap Mulher.
“São 25 anos de muita luta, coragem e persistência das mulheres empresárias de Beltrão. É uma feira construída e pensada no bem coletivo, demonstrando o poder e sabedoria dessas mulheres”, reconhece a deputada estadual Luciana Rafagnin.
“O tempo das mulheres chegou, imagine as mulheres que ousaram fazer uma feira há 25 anos. Imaginem as dificuldades encontradas”, comenta Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.
Emocionada, Lurdinha Bertani, vice-prefeita de Francisco Beltrão, lembrou que “não tem como imaginar uma sociedade próspera e justa sem a presença de mulheres na diversidade de papeis. Ao longo das décadas percebemos o crescente número de mulheres empresárias e inovadoras. Pois elas trazem uma sensibilidade única, porém enfrentamos barreiras como a desigualdade salarial”.
