Geral

O ARCO DO TRIUNFO

Arcos enquanto monumentos representam não raro glória em dado período da história. O mais renomado é o Arco do Triunfo, localizado na cidade parisiense (França), a obra fora um pedido de Napoleão. Por quê? Porque ele queria fazer uma homenagem ao exército da França – seria uma homenagem ao exército como um todo? Não, mas aos generais, cujos nomes estão gravados entre o arco – 558 generais representando, e os soldados?

Na parte alta, existem escudos, 30 deles, indicando as vitórias de Napoleão; ele queria homenagear o exército (ou apenas generais?), e fora homenageado. Toda essa imponente estrutura, portanto, é de cunho tradicional, dita oficial e militarizada. Discurso dos vencedores.

O monumento fora elaborado por Jean François Thérèse – a construção iniciou em 1806 terminou em 1833 – três anos se passaram, até o monarca Louis-Philippe, inaugurar o monumento.

O arco possui 25 metros de profundidade, 45 de largura por 49 de altura.

Cerimônias ou desfiles compõem o aspecto de valorizar o Arco do Triunfo – sem contar o módico museu instalado na obra, com o histórico da mesma.

Periódico: GUIA 101 esculturas e monumentos. Trad. Vivian Barros. São Paulo: OnLine, 2015