Geral

Fabio Wate expõe modelo de negócio e-commerce da Zarif Calçados

Assessoria/Acefb – O modelo de e-commerce, da Zarif Calçados, foi exposto na reunião semanal Café Acefb de terça-feira, 25, pelo sócio Fábio Watte. Devido à pandemia do novo coronavírus, as reuniões estão sendo transmitidas pelas páginas do Facebook da Acefb e da Ação TV. Fábio falou dos desafios de entrar no comércio digital, das consequências da pandemia para o e-commerce e ainda deu dicas para as empresas interessadas em ingressar neste segmento de negócio.


Antes da pandemia, a loja virtual da Zarif, que já está há dez anos no mercado, vendia muito para clientes de São Paulo. Depois da chegada do novo coronavírus, a Zarif está vendendo bastante para clientes dos três estados do Sul, em Francisco Beltrão e região. Fabio salientou que uma mudança de hábito de consumo que deveria levar de três a cinco anos para se consolidar, ocorreu num período de três a cinco meses.

Os desafios
Ele observou que um dos grandes desafios para as empresas que pretendem entrar no mercado pela internet é a logística. Uma dica é estipular um prazo maior para a entrega da mercadoria em função dos problemas da pandemia e logística. Mas Fabio ressaltou que a integração entre empresas de transportes tem favorecido as entregas. E adiantou: “O sonho do vendedor on-line é ver esta questão resolvida.”

Muitas orientações
Na internet há muitas dicas – tutoriais – disponíveis. “Tudo parte de você organizar a tua empresa. Tudo parte de você estudar a tua empresa, estude o mercado, veja os produtos, veja como o teu produto vai se comportar no mercado, veja se o teu produto é legal”, orientou.


Desenvolver nichos de mercado é algo bem interessante. Outra dica é colocar a marca para que seja bem visualizada no Google. “No Google você sai em vantagem”, argumenta. Ele aconselha o empresário a estudar as plataformas disponíveis para depois escolher a melhor para o seu negócio. “Tem que deixar a tua plataforma bonita pro cliente. Veja como a tua plataforma funciona”, recomenda.

Estoque e preços
Mas também é importante ter atenção com o estoque e os preços dos produtos. É preciso ter confiabilidade no estoque da sua empresa. E o modelo de entrega também precisa ser bem pensado. Um dos maiores desafios na estruturação da e-commerce é a logística, ou seja, a forma de entrega do produto ao cliente. Fabio diz que percebeu uma dificuldade em definir os prazos de entrega, por isso estabeleceu um prazo maior.

Carga tributária
Outro aspecto que precisa de atenção é a questão tributária. A alíquota de ICMS pode diferir de um estado para outro e a empresa precisa ficar atenta. “A burocracia, a carga tributária é o que impede um pouco mais [os negócios]”, ressalta. Fabio aconselha que haja integração entre o negócio físico e o on-line. Ele comparou a estruturação à lapidação de uma pedra preciosa. É preciso ir trabalhando a pedra até que ela brilhe. Nas vendas on-line o cartão de crédito é um instrumento importante.

Legenda –

Fábio Watte fala diante do jornalista Adolfo Pegoraro e do secretário executivo da Acefb.

Foto: Darce Almeida/Acefb