Famílias carentes ganham medicamentos na Farmácia da Partilha da Unipar
Da Assessoria
A Farmácia da Partilha, projeto desenvolvido entre o curso de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar) e a Mitra Diocesana de Palmas – Francisco Beltrão (Igreja Católica), está ampliando o atendimento à população carente do município.
A farmácia, que funciona na sede da Unipar, além dos medicamentos, oferece diversos serviços à população beltronense, tais como: prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica, orientações ao paciente sobre como usar adequadamente suas medicações, bem como a avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo paciente quanto a dosagem, horário de consumo e possíveis interações e quando necessário, encaminhamento dos pacientes a outros profissionais de saúde. Também há acompanhamento da pressão arterial, glicose, colesterol e triglicerídeos através de testes rápidos.
O projeto, que já recebeu dois prêmios nacionais de melhor tecnologia social, nasceu de uma ideia do frei Daniel Heinzen, no ano de 1996, na cidade de Umuarama, e foi encampado pela Unipar. A iniciativa baseia-se na doação de medicamentos pelas clínicas médicas e indústrias farmacêuticas e dispensação dos mesmos àqueles com dificuldades em adquiri-los.
O beltronense Pedro Nicolete já está se beneficiando do serviço. Ele é aposentado e utiliza os serviços da Farmácia da Partilha bem como adquire seus medicamentos de uso contínuo. “Importante ajuda para nós aposentados que podemos acompanhar nossa saúde mensalmente aqui na Farmácia da Partilha. Fiquei sabendo no posto de saúde sobre o projeto e faz tempo que utilizo, para se cadastrar é rápido e fácil, precisa dos documentos pessoais e a receita do SUS.”
A Farmácia da Partilha conta com duas farmacêuticas, Fabiane Meotti e Ana Carolina Pereira, as quais salientam que, além de atender a população beltronense, a farmácia também é destinada à formação e ao treinamento dos acadêmicos do curso de Farmácia, agregando atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A atuação dos acadêmicos na dispensação é orientada pelas farmacêuticas em período integral, onde realizam estágios supervisionados curriculares e extracurriculares.
A professora Patrícia Amaral Gurgel Velasquez, coordenadora do curso de Farmácia, destaca que a interação direta do profissional farmacêutico e o acadêmico com os pacientes melhoram substancialmente a capacitação e qualificação dos alunos, colocando-os à frente de novos contextos da profissão resultando em uma farmacoterapia voltada para a melhoria da qualidade de vida do paciente.
O professor Claudemir José de Souza, diretor da Unipar, também enaltece o apoio da Unimed Francisco Beltrão que faz um trabalho de orientação com as clínicas para a doação de medicamentos.
Legenda
Acadêmicas do último ano de Farmácia durante estágio curricular obrigatório no ano de 2019.
A foto foi tirada antes da pandemia. No momento, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas.