BeltrãoGeral

Festival Internacional de Música Sonata

 Na programação, muitas atrações para o público beltronense e da região

Da assessoria/Acefb

Vai ser nos dias 17 a 24 de julho a realização do Festival Internacional de Música Sonata em Francisco Beltrão. O lançamento oficial foi no Café Acefb Tech desta terça, 17 de maio, na Associação Empresarial, com a presença de empresários e imprensa. O Festival é uma mostra não-competitiva de música instrumental, lírica e popular, com atividades que incluem oficinas, cursos, workshops e apresentações musicais (shows, concertos e recitais) em teatros, assim como de apresentações itinerantes em pequenos formatos (pocket show) pelos bairros de Beltrão.

A exemplo dos anos anteriores, a programação da 8ª edição foi concebida para promover a interação direta entre estudantes, artistas e professores de música, visando o seu crescimento artístico através de aulas, concertos instrumentais e concertos didáticos. Nesses 8 anos de atividade, o Festival já atendeu mais de 2.000 alunos e atraiu um público de aproximadamente 40.000 pessoas que prestigiaram os concertos. O evento fornece ainda, através de convênio institucional com o Conservatório Cessare Pollini de Padova (Itália), a 7 bolsas de estudo destinadas a estudantes que se destacaram, ofertando cursos de aperfeiçoamento no país europeu desde 2013.

O projeto já integra o calendário educativo-cultural do município. Durante este período, o Festival sediou apresentações culturais advindas de vários locais do Brasil, assim como atrações internacionais vindas principalmente da Itália, Áustria e Argentina, países que têm mantido uma relação estreita com a organização do Festival. A participação de artistas internacionais engajados ao projeto têm sido mais do que atraente para o público em geral. Convidados para atuarem enquanto artistas e educadores, o elenco de artistas e professores vem atraindo inúmeros jovens estudantes da região e de outros estados em busca de aperfeiçoamento nas práticas instrumentais e vocais.

Apoiadores e parceiros

O Festival Internacional de Música Sonata acontece através da lei de incentivo Estadual chamada Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura. “Agradecemos as empresas apoiadoras, em especial à Copel, que tem dado o suporte financeiro primordial e também a rede de lojas Havan, nova parceira do evento, além dos apoiadores locais que sempre prestigiam os projetos culturais”, agradece Roniedson Rebelatto, diretor da Sonata Centro de Artes de Beltrão. “Faço um agradecimento especial ao representante parlamentar de nossa cidade em Curitiba, o deputado estadual Wilmar Reichemback, que não mediu esforços em acompanhar os encaminhamentos efetuados para que os projetos tivessem bom êxito”, conclui Roni. Todos as apresentações são gratuitas e abertas à população.

Na mesma oportunidade, Roniedson anunciou demais projetos que serão executados nestes próximos meses, sendo eles:

“A música das Castanholas”

Shows de música e dança Flamenca com proeminência do som das castanholas. Repertório de música original espanhola e argentina, onde ocorrerá a intencional apropriação do flamenco no tango. O repertório será executado por uma pequena orquestra (quinteto clássico de cordas), um duo de músicos do estilo flamenco, um cantor, uma guitarra flamenca, uma bailarina e instrumentista de castanholas. Acontecem em municípios da região Sudoeste do Paraná entre os dias 21 e 26 de maio de 2022.

Festival de Canto Lírico – Semana da Ópera “Cidade de Francisco Beltrão” – 12 a 16 de julho

Masterclasses de canto lírico e canto coral ministradas por artistas de renome nacional e internacional como Lício Bruno, Etcheverry S. Rebelatto e Adalgisa Rosa, ofertadas a alunos interessados de diversas partes do estado do Paraná e também do país. Já são mais de 15 inscritos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, acompanhado por dois pianistas vindos do Rio de Janeiro e Portugal. Também terá oficina de técnica vocal e canto coral para até 20 alunos de uma escola da rede pública.

Concerto lírico de encerramento no teatro Unisep de Beltrão

A apresentação será dividida em duas partes: a primeira consistirá na apresentação, pelos alunos participantes da Semana da Ópera, de uma seleção de árias, duos e coros de óperas consagradas do público lírico como Carmen de Bizet, e Fausto, de C. Gounod, além do coro “Va pensiero”, da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, entre outros.

A segunda parte consistirá na participação de professores e alunos em formações de duos, trios, quartetos e coros, sempre acompanhados pelo pianista contratado. O concerto programado será gratuito ao público, bem como as inscrições para os cursos. Participação da artista convidada Adriane Queiroz (soprano). Ela integra a Ópera de Berlim, Alemanha.

Mais informações com Roniedson pelo fone (46) 98401-4566 ou 3523-2092.

Legenda: Empresário Roniedson Rebelatto lançou o festival nesta semana para o público.

Crédito: Darce Almeida/Acefb.