Guiados pelo Palavra de Deus!
Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia, em razão da memória de São Jerônimo, no dia 30 de setembro. Jerônimo foi um dos grandes doutores da Igreja. Erudito, grande estudioso das Escrituras, foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso, que encarregou-o de preparar a versão latina da Bíblia. Suas epístolas e trabalhos de erudição atestam uma profunda espiritualidade, grande sabedoria e intenso amor a Cristo.
Todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Josué 1,9). A proposta da Comissão é ajudar a encontrar esperança na leitura do Livro de Josué. Descobrir, em suas páginas, como é essencial na vida de toda pessoa ter onde pôr os pés e dizer: “esta é a minha casa”, “pode entrar, a casa é sua”, “este é o nosso lar”, “Entre, a casa é simples, mas aconchegante”, “irmão, seja bem-vindo, a casa é nossa”. Ter um lar, ter uma terra para chamá-la de “minha”, dá a toda pessoa a certeza de viver em segurança, dignidade e alegria. Essa é a proposta neste inspirado homem, cuja identidade bíblica poderemos conhecê-lo neste mês de setembro de 2022.
Josué é o continuador de Moisés
O livro de Josué olha para duas direções. Para trás, contemplando a saída do Egito com entrada em Canaã. Para diante, inaugurando a nova etapa do povo com a passagem para a vida sedentária. Lemos no capítulo primeiro: “Depois que morreu Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, ministro de Moisés: ‘Moisés, meu servo morreu. Vamos, atravessa o Jordão com todo esse povo, em marcha para o país que lhes darei. A terra em que puserdes o pé eu vo-la dou, como prometi a Moisés” (Josué 1,1-3). Vemos, então, na mensagem introdutória do Livro que Josué é o continuador legítimo de Moisés pela eleição e assistência divinas. O nome do falecido Moisés domina todo o capítulo. Do Senhor vem palavras encorajadoras ao novo líder do povo: “Enquanto viveres, ninguém poderá resistir a ti. Assim como estive com Moisés, estarei contigo; não te deixarei nem te abandonarei. Coragem, sê valente, pois repartirás para esse povo a terra que prometi com juramento a vossos pais” (Josué 1,5-6).
O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”. Josué recebe do Senhor uma rica missão junto ao povo: Ele, o Senhor, cumprirá com a promessa, ou seja, a promessa da terra, terá o líder das gentes assistência de Deus nos empreendimentos, terá o mandato de Moisés como mediador e entrega da terra por encargo de Deus. Para a Bíblia, a terra é dom de Deus a seu povo. Logo esse povo tem uma origem, um país, uma casa, um lugar que é seu em absoluto. Josué se encarrega da conquista da terra ao povo. Eis o que leremos ao longo de seus 24 capítulos.
O livro da lei
Josué ouve ao Senhor assim como Moisés foi obediente ao “Livro da lei”: “Que este livro da lei não se afaste de teus lábios; medite-o dia e noite, para pôr em prática todas as tuas cláusulas; assim teus empreendimentos prosperarão e será bem-sucedido” (Josué 1,8). Garante-lhe, ainda o Senhor: “Coragem, pois estou contigo, em todos os teus empreendimentos” (v. 9). Neste mês de setembro, caros leitores, esforcemo-nos para lermos atentos o Livro de Josué, meditando a mensagem do texto e aplicando-o à nossa vida, à história, à família e à comunidade. Que o cultivo à leitura da Palavra de Deus nos dê sabedoria, fidelidade e alegria.
Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão