MARRECO ELIMINADO DA LIGA NACIONAL
No segundo jogo das oitavas de final da Liga Nacional, realizado em Carlos Barbosa, sábado (24/09), o Marreco foi eliminado, ao perder por 1 x 0. Mais de 3 mil tocedores aplaudiram a equipe barbosense, que garantiu presença nas quartas de final da Liga Nacional Futsal. A superioridade dos gaúchos, com mais ações ofensivas ficou evidente desde que a bola rolou no Centro de Eventos Carlos Barbosa.
O time beltronense, do técnico Banana, se defendeu o quanto pôde, com mais solidez na 1ª. etapa, que terminou sem movimentação no placar. O goleiro Carlos, mais uma vez, soube suportar os constantes lances de gol contra a sua meta; praticou defesas importantes, inclusive, deixando o time adversário nervoso por não conseguir chegar às redes marrequinas nos primeiros 20 minutos.
O azarão do Marreco, Pedro Rei (ex-Marreco), foi o autor do único gol da partida. O lance nasceu da cobrança de um lateral, aos 11 minutos da 2ª. etapa; a bola lançada na área do Marreco desviou em Dickson e acabou enganando o guarda-metas Carlos. Com o resultado a seu favor, o Carlos Barbosa continuou a pressão até os 16 minutos do tempo complementar. Daí para frente, o Marreco, fazendo uso do goleiro linha, Café, passou a um domínio forte, mas sem sucesso na busca do gol de empate.
A ELIMINAÇÃO DO MARRECO NOS REMETE AO JOGO NO ARRUDÃO
A eliminação do Marreco no 2º jogo das oitavas de final, nos faz lembrar da primeira partida, em Francisco Beltrão, realizada no dia 12/09, e que terminou empatada em 1 x 1. O gol do Carlos Barbosa, assinalado por Éder Lima, aconteceu num momento conturbado da equipe do Marreco. Edimar reclamou de um lance de maneira acintosa (provavelmente falou mal da arbitragem), e acabou sendo expulso. Foi exatamente nos 2 minutos que o Marreco cumpria a punição, ficando com 4 jogadores na linha, que o Carlos Barbosa marcou o seu gol, no Ginásio Arrudão.
Se no primeiro confronto, o Marreco fosse o vencedor, levaria alguma vantagem para o jogo decisivo na casa do Carlos Barbosa. Logicamente que, mesmo se tivesse vencido no jogo de ida, não teria a garantia de melhor sorte no confronto final, pois a equipe gaúcha estava com tudo e jogava com forte apoio da sua torcida, além de ter um elenco bem qualificado. Os números dizem isso, pela conquista do 3º lugar na 1ª. fase da LNF. com 46 pontos, enquanto o Marreco havia conquistado apenas 23.
NÃO ADIANTA CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO
O sucesso do Carlos Barbosa nas disputas da Liga Nacional Futsal, não vem de agora. A equipe gaúcha é pentacampeã do certame nacional. É uma entidade social e esportiva organizada em todos os sentidos; não é somente no futsal. Tem um projeto que envolve categorias de base e trabalha também com outras modalidades do esporte. É um exemplo a ser seguido por outras equipes que, sem êxito, vêm buscando títulos de expressão, mas têm ficado pelo meio do caminho.
”FURACÃO” CHAMADO GUARAPUAVA ATINGE O MARRECO NO ARRUDÃO
Em jogo da Série Ouro do Campeonato Paranaense, na noite de 4ª. -feira (28), em pleno Arrudão, o Marreco foi goleado pelo CAD Guarapuava por 4 x 1. A equipe marrequina foi a primeira a marcar ainda no 1º tempo, com belo gol de Cappa. Mas nos últimos 20 minutos, como tem acontecido em outros jogos, caiu de produção e amargou o resultado de derrota por 4 x 1.
O Marreco corre sério risco de ser rebaixado para a Série Prata de 2023, pois está a apenas uma posição acima dos dos últimos colocados – Palmas e Mariópolis. Digo risco, e não chance, porque chance é oportunidade, é coisa boa, e risco, quer dizer perto do abismo, quase caindo para uma divisão inferior, o quê será uma lástima para o torcedor que, cada vez mais vai se afastando dos jogos do Marreco devido à falta de vitórias e melhor posição na tabela de classificação.
VEM AÍ MAIS UM CLÁSSICO DAS PENAS
Fora da Liga Nacional, o Marreco se concentra na Série Ouro do Campeonato Paranaense. Depois de dois clássicos das penas realizados em Pato Branco, na temporada 2022, com duas vitórias do Pato, por 2 x 1, por coincidência em ambos os jogos com gols marcados pelos mesmos jogadores, Rangel e Sinoê, o Marreco recebe no sábado (1º/10), no Arrudão, às 20h15 a equipe pato-branquense, classificada em 8º lugar com 30 pontos. O Marreco terá que jogar muito para sair 12ª. colocação, com apenas 21 pontos, e melhorar na tabela, mas para isso precisa vencer o seu principal adversário, o Pato Futsal.
Como em clássicos nem sempre vence o melhor, tudo pode acontecer, até mesmo uma vitória do Marreco. De maneira tímida, mas até podem aflorar as esperanças pelos lados da equipe beltronense, e que numa disputa muito acirrada, de grande rivalidade, possa o Marreco superar o Pato, que vem de conquista importante, como campeão da Copa do Brasil e de resultado positivo na Liga Nacional, o que lhe dá o passa-porte para as quartas de final da Liga.
TIMES BRASILEIROS E AS CONSTANTES TROCAS DE TÉCNICOS
Quando um time brasileiro não vai bem nas disputas que faz, já se tornou tradição rolar a cabeça do técnico. O primeiro colocado em substituir o treinador é o Atlético Goianiense, com 34 técnicos diferentes nos últimos anos. No entanto, só a troca de técnico não resolve. Por isso, o time de Goiás está na zona de rebaixamento, em 19º lugar. Em quinto e sexto lugares estão o Flamengo e o Red Bull Bragantino, ambos com 23 treinadores. Por outro lado, as transferências de jogadores se concentram durante as janelas do meio e final do ano.
No Paraná, o Coritiba dispensou o técnico paraguaio Gustavo Morínigo e contratou Guto Ferreira, com a missão de tirar o Coxa de perto da Zona do Rebaixamento. Tem conseguido alguns bons resultados, mas o risco ainda é grande de a equipe Alvi-Verde voltar para a Série B do Campeonato Brasileiro.
No Athletico Paranaense, a solução foi contratar um técnico veterano que acumula muitas experiências. Veio Luiz Felipe Scolari – o Felipão -, que tem feito um bom trabalho no Rubro-Negro da capital.
Sobre o Paraná Clube, nem se fala, porque foi desclassificado de tudo. Fez inúmeras trocas de treinador, e os resultados nos últimos três anos são desanimadores, tanto que a equipe principal está desativada; só espera o ano que vem para disputar a Divisão de Acesso do Estado.