Marreco entrou com pedido de anulação do jogo contra Umuarama e TJD oficia Federação Paranaense de Futsal
Clube aguarda julgamento e decisão final do TJD
Nesta terça-feira, o Marreco Esporte Clube entrou oficialmente com um pedido de impugnação ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) referente ao primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paranaense Série Ouro, disputado contra o Umuarama no dia 16 de novembro, no Ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão.
Segundo a diretoria do clube, o pedido questiona a decisão da arbitragem em questão, ignorando uma infração clara das Regras de Jogo do Futsal, no fim do segundo tempo, com o goleiro adversário, que teriam impactado diretamente o desenrolar do confronto.
O jogo marcou o início da disputa por uma vaga na final do Campeonato Paranaense Série Ouro. A medida demonstra a seriedade com que o Marreco encara a competição e reforça seu compromisso em garantir a lisura e a justiça nos jogos.
Após análise inicial, o TJD, através de seu presidente, oficiou a Federação Paranaense de Futebol de Salão para que não homologue o resultado da partida.
Nos próximos dias, deverá ser agendada a data do julgamento. Diante disso, é provável que a partida de volta, marcada para o dia 27 de novembro, na cidade de Umuarama-PR, seja suspensa, e reagendada somente após o julgamento oficial.
Agora, o caso será analisado pelo TJD, que decidirá se o pedido será aceito e quais serão os próximos passos no processo. Até lá, atletas e comissão técnica seguem trabalhando normalmente.
TJD NEGA RECURSO DO MARRECO EC
. O goleiro, pegar a bola com as mãos, fora da área, deixa de ser falta…e o jogo segue!
O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paranaense de Futsal analisou o pedido de anulação da partida do Marreco contra Umuarama, e o resultado de 2 a 1 a favor do time mourãoense foi mantido. O confronto aconteceu dia 16 de novembro no Ginásio Arrudão.
A falta crucial para o Marreco aconteceu a 44 segundos do fim do jogo, quando o goleiro do Umuarama pegou a bola com as mãos fora da área. O julgamento ocorreu dia 28/11, com ganho de causa a favor da equipe visitante – o Umuarama.
O TJD entendeu que o lance era interpretativo, a critério do árbitro marcar ou não a infração.
Com essa decisão do TJD, a equipe do Umuarama está a um passo de se tornar finalista da Série Ouro do Campeonato Paranaense de 2024. Então, o jogo da volta entre Umuarama e Marreco, que estava marcado para o dia 27/11, teve nova data determinada pela Federação Paranaense de Futsal, para o dia 29, sexta-feira, em Umuarama.
Os juízes do TJD da Federação Paranaense de Futsal, julgaram o erro cometido pelo goleiro do Umuarama como interpretativo por parte da arbitragem. Assim sendo, entende-se que todos os demais lances faltosos ocorridos no confronto do dia 16 passado, também poderiam ser assimilados como interpretativos.
Se a arbitragem interpretou de maneira favorável ao Umuarama, o Marreco fica prejudicado e, mais complicado ainda, porque terá que enfrentar no jogo da volta 24 horas após o julgamento.
O tribunal alegou que o lance do goleiro pegar a bola com as mãos, não foi capital, pois o Marreco teria que ter a oportunidade de finalizar para a meta do Umuarama. Mas não analisou que, se infração fosse marcada, na cara do gol, o Marreco teria a oportunidade de marcar o gol de empate. Falou o tribunal…e segue o jogo!
MAIS UM DESCONFORTO PARA O MARRECO
A distância entre Francisco Beltrão e Umuarama é de 340km. Uma viagem normal até Umuarama demanda 4 horas e meia viagem. Então, o Marreco deve ter viajado à noite, após saber do resultado do TJD, ou viajou durante o dia do jogo, para à noite duelar com o Umuarama.
Quem marca os jogos, não é o TJD e, sim, a federação. Faltou um pouco de bom censo dos mandatários da federação, para que o 2º jogo decisivo entre Umuarama e Marreco tivesse um intervalo, no mínimo, de 48 horas para a sua realização.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paranaense de Futsal julgou e recusou nesta quinta-feira, 28, o pedido de anulação do jogo de ida da semifinal da Série Ouro entre Marreco e Umuarama.
O duelo, disputado ainda no dia 16 de novembro em Francisco Beltrão, terminou com triunfo por 2×1 do time visitante. No entanto, o Marreco reclamou de uma falta não marcada, a 44 segundos do fim. Ao tentar fazer o arremesso de meta, o goleiro Thiaguinho, do Umuarama, deixa a bola escapar. Ele a pega com as mãos, fora da área, retorna e a repõe em jogo. Os beltronenses alegaram que a não marcação da falta foi crucial para o resultado da partida.
Todavia, o TJD entendeu que o lance era interpretativo, ou seja, a critério do árbitro marcar ou não a infração, e recusou o pedido de anulação do do jogo. Para atender à solicitação do Marreco, o Tribunal entende que seria necessário um lance capital, como o jogador Verde-preto estar cara a cara com o gol.
Conclusão, o goleiro de futsal que pegar a bola com as mãos fora da área, poderá cometer ser infração ou não, dependendo dos árbitros que estiverem mediando os confrontos.
Com isso, o Umuarama está a um empate de avançar para a final e enfrentar o Pato Futsal. A data do segundo jogo, no Ginásio Amário Vieira da Costa, está definida para sexta-feira, 29.
FEDERAÇÃO DIVULGA TABELA DO PARANAENSE 2025 COM CLÁSSICO NA ABERTURA
FPF divulga tabela do Paranaense 2025 com clássico na abertura.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou, NO DIA 22/11, a tabela básica do Campeonato Paranaense de 2025. A competição terá início no dia 11 de janeiro, um sábado, e a final está prevista para o dia 26 de março.
O jogo de abertura do Estadual será o clássico entre Athletico x Paraná Clube, campeões da Primeira e Segunda Divisões. O duelo será no sábado (11), às 16h, na Ligga Arena.
Já o Coritiba estreia contra o Londrina no domingo (12), às 16h, no Couto Pereira. O Atletiba será na quinta rodada, com mando do Coxa.
Campeonato Paranaense encaminha transmissão dupla na TV aberta
A primeira rodada está toda definida. As demais rodadas ainda não têm datas e horários desmembrados.
A FPF informou que a tabela detalhada, com as datas dos mata-matas, sairá até o dia 2 de dezembro.
Formato e novidades do Paranaense 2025
Assim como foi nas últimas edições, o Estadual será disputado por 12 clubes, com uma primeira fase em turno único, com os oito melhores avançando para o mata-mata e os dois últimos colocados rebaixados para a segunda divisão.
No total serão 17 datas destinadas ao Estadual, sendo que uma delas acontece em meio à Data Fifa reservada para a disputa das Eliminatórias. De forma curiosa, a finalíssima do Paranaense será no dia seguinte ao confronto da seleção brasileira contra a Argentina, previsto para o dia 25 de março.
Como era o desejo do presidente Cury Filho, o Estadual não teve diminuição em seu calendário. Os 12 clubes participantes são: Athletico, Coritiba, Maringá, Operário, Cascavel, Cianorte, Londrina, Azuriz Pato, Andraus, São Joseense, Rio Branco e Paraná Clube.
Em 2025, não haverá limite de inscrições e, adequando-se às normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos torneios nacionais, serão permitidos até nove estrangeiros em cada equipe.
1ªrodada
11/01(sábado)
16h – Athletico x Paraná Clube (Ligga Arena)
12/01(domingo)
16h -Rio Branco x Azuriz (Gigante do Itiberê)
16h -Cianorte x Cascavel (Albino Turbay)
16h -Coritiba x Londrina (Couto Pereira)
Maringá x São Joseense (Willie Davids)
16h – Operário x Andraus (Germano Krüger)
O SUDOESTE representado pelo Azuriz Pato, terá 6 jogos no Estádio Os Pioneiros e 5 fora de casa.