MARRECO X JOAÇABA NESTE SÁBADO, 23, NO GINÁSIO ARRUDÃO
No Arrudão, sábado, às 20 horas, o Marreco estreia na Liga Nacional Futsal desse ano, jogando contra o Joaçaba-SC. Será o primeiro teste da equipe beltronense jogando diante de um time do mesmo nível. Assim sendo, o técnico do Marreco, Banana, poderá tirar suas conclusões sobre o desempenho da sua equipe, após vários amistosos realizados em Santa Catarina na pré-temporada, donde vieram resultados expressivos, inclusive, com goleadas de placares bem dilatados.
Na Série Ouro, o Marreco perdeu um jogo em casa, mas em contrapartida venceu dois fora do Arrudão, um em Foz do Iguaçu e outro em São Miguel. Entre os jovens jogadores contratados para a atual temporada, alguns recém chegados têm se destacado. Contudo, o jogador Ligeiro, que vem da base do próprio Marreco tem sido o goleador da equipe.
Após o jogo da rodada de abertura, sábado, o Marreco, no dia 28, às 19 horas, irá enfrentar o Atlântico de Erechim-RS, na casa do adversário, campeão da competição nacional de 2023.
O clássico das penas, que se repete todos os anos, tanto pela Série Ouro Paranaense, como pela Liga Nacional, somente será realizado no dia 7 de setembro vindouro, em Pato Branco. É bom lembrar, que o Pato Futsal foi o algoz do Marreco ano passado, tirando a equipe beltronense das duas competições disputadas. Todavia, o Marreco passa por uma remodelação completa e, é possível, colher melhores resultados em âmbito estadual e nacional na atual temporada.
E O JOAÇABA, ADVERSÁRIO DE SÁBADO, NO ARRUDÃO?
A equipe catarinense viveu o auge na modalidade futsal nas décadas de 80 e 90, porém esteve um período sem atividades, mas voltou a ser uma equipe competitiva, e promete ser um adversário difícil às pretensões do Marreco no jogo que, provavelmente, terá boa presença de público, pois o Marreco está de caras novas e nos enfrentamentos que teve conseguiu ótimos resultados.
O Joaçaba Futsal marca presença na Liga Nacional desde o ano de 2017. Portanto, há oito anos vem enfrentando os grandes adversários da modalidade. Nesse ano, o time catarinense quer fortalecer o esporte e divulgar o nome de Joaçaba, para refletir em benefícios para toda a região. A equipe do Joaçaba vem se destacando pelas campanhas, protagonizando grandes jogos contra equipes de renome.
ESTRATÉGIAS DE EQUIPES DE FUTEBOL PARA JOGAR NAS ALTITUDES
Com menos oxigênio, os atletas podem sentir muitos problemas. É bom, antes de tudo, consultar os especialistas no assunto, para evitar derrotas das equipes brasileiras que disputam a Libertadores da América e a Copa
Sul-Americana.
Jogadores podem passar mal à beira do gramado e, até, solicitar substituição. Há casos, em que os atletas utilizam cilindros de oxigênio no banco de reservas e no vestiário durante o intervalo dos jogos. Tornaram-se cenas comuns em jogos nos países de altitudes maiores que as do Brasil.
Esse tipo de situação acontece pelos efeitos geralmente em altitudes de 2.400 metros acima do nível do mar. Com efeito, menos oxigênio chega aos pulmões, gerando uma falta do elemento no organismo; é a situação chamada hipóxia. A capacidade aeróbica do corpo diminui, pois o oxigênio é necessário para gerar energia para as células e órgãos.
Enquanto times brasileiros viajam em voos fretados, existe alguma exceção, por exemplo: o Palmeiras conta com um avião próprio para os deslocamentos. Torcedores palmeirenses disseram: “ o avião não joga”.
A PRESIDENTE RESPONDEU
Eis um trecho do que falou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, a respeito do assunto:

Foto: departamento de divulgação do Palmeiras.
“O avião não é do Palmeiras, o avião é meu, e assim os jogadores podem viajar a hora que quiserem, quando quiserem, lembrando sempre, os atletas viajam no avião e o Palmeiras não paga absolutamente nada. Só nessas últimas viagens que eles fizeram com o avião, foram 3 milhões de reais de economia para o Palmeiras, porque eles viajam no meu avião e eu pago todas as despesas”, falou Leila Pereira. Será que algum outro clube brasileiro tem essa mordomia, simplesmente acho que NÃO.
Ainda ponderando sobre o assunto – jogar nas altitudes… há clubes que preferem chegar bem antes dos jogos para a devida aclimatação dos jogadores, assim como, outros preferem chegar ao destino do confronto em cima da hora para sentir menos a falta de oxigênio. Nesse caso, o Palmeiras, comandado por uma mulher – Leila Pereira (milionária) – deixa a critério dos jogadores, pois o avião da Leila os leva no dia e horário que eles quiserem.
Elenco do Grêmio para 2024
Os torcedores gremistas estão confiantes
Goleiros: Caíque, Gabriel Grando e Marchesín
Laterais: Cuiabano, Fábio, João Pedro, Mayk e Reinaldo
Zagueiros: Gustavo Martins, Kannemann, Natã, Rodrigo Ely, Geromel e Bruno Uvini
Volantes: Carballo, Dodi, Du Queiroz, Mila, Pepê, Ronald e Villasanti
Meias: Cristaldo, Nathan e Pedro Lucas
Atacantes: Diego Costa, Everton Galdino, Jhonata Robert, JP Galvão, Lucas Besozzi, Nathan Fernandes, Pavón, Soteldo e André Henrique.
O Internacional conheceu na terça-feira (19) as datas e horários de seus jogos na fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana. Campeão do torneio uma única vez, em 2008, o Colorado é o cabeça de chave C e vai enfrentar Delfín, Belgrano e Real Tomayapo.
A fase de grupos começa na semana do dia 2 de abril e termina no dia 30 de maio, quando se definem os classificados às oitavas de final e também aos playoffs, em que os segundos colocados de cada grupo enfrentam os eliminados em terceiro lugar na Libertadores.
Datas e horários de jogos do Internacional na Sul-Americana:
1ª rodada
02/04, 19h – Belgrano-ARG x Internacional
2ª rodada
10/04, 21h – Internacional x Real Tomayapo-BOL
3ª rodada
25/04, 23h – Delfín-EQU x Internacional
4ª rodada
07/05, 21h – Real Tomayapo-BOL x Internacional
5ª rodada
16/05, 19h – Internacional x Delfín-EQU
6ª rodada
28/05, 21h30 – Internacional x Belgrano-ARG
CAMPEONATO PARANAENSE TEM DATAS ALTERADAS
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) remarcou a partida Coritiba x Maringá, pela volta da semifinal do Campeonato Paranaense. Agora, o primeiro finalista da competição será conhecido a partir das 18h30 deste domingo (24), no Couto Pereira. A mudança veio por conta de um ajuste que toda a tabela precisará sofrer. A marcação, pela Conmebol, dos jogos da primeira fase da Copa Sul-Americana, vai alterar o calendário do Estadual.
O Athletico estreia na competição continental na terça-feira, dia 2 de abril, em Assunção, contra o Sportivo Ameliano. Com isso, o primeiro jogo da final do Paranaense não pode mais ser no domingo (31), por conta do tempo entre os jogos. Como o Furacão tem vantagem para ir à final, FPF confirmou a ida da decisão para o sábado da semana que vem, dia 30, às 17h. E com isso Coritiba e Maringá não poderiam mais jogar na quinta (28), pelo mesmo motivo da falta de tempo.
