MODELO DE DISPUTA DO BRASILEIRO DE FUTSAL DE 2024
Postagem da CBFS
Apresentado pela gerente do departamento técnico, Suria Attianesi, o Campeonato Brasileiro de Futsal terá vinte clubes participantes e será disputado em duas etapas: a Fase de Grupos e a etapa de mata-mata. Os participantes serão divididos em dois grupos de 10 equipes, a serem definidos por sorteio.
As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo, e oito equipes de cada lado se classificam para o mata-mata. A partir daí, serão jogos de ida e volta em quatro fases: oitavas, quartas, semi e final. Ao todo, a competição terá 120 jogos.
Nomes importantes para a história do futsal nacional e ex-atletas oriundos da modalidade enviaram vídeos e mensagens de apoio ao novo torneio. O maior jogador da história, Falcão; o treinador da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier; além dos ex-jogadores Alex, Ricardinho e Tcheco.
Convidado de honra do evento, Vander Iacovino, ícone do futsal, reforçou o caráter democrático da nova competição: “O futsal precisa disso, de grandes competições. De possibilitar que mais clubes apareçam, mais competitividade e logo mais atletas tenham oportunidades”.
O presidente da Federação Paranaense e ex-atleta de futsal, Anderson Andrade, disse que a competição chega para agregar ao calendário e abrir possibilidades para que o futsal se expanda nacionalmente:
“Momento único, histórico e muito sonhado. Nós, apaixonados pela modalidade, sonhávamos com um campeonato brasileiro de futsal. Nós torcemos para o futsal dar certo. A gente queria uma competição democrática, que atingisse todas as regiões do Brasil. Como ex-atleta, a gente pensa sempre na melhoria, na profissionalização, na ampliação, em repatriar atletas e proporcionar novas equipes no cenário”.
GRUPO ÁGUIA VAI PATROCINAR AS EQUIPES
Em reuniões realizadas no final de 2023 e início de 2024. a CBFS vem divulgando a parceria com o Grupo Águia, e os times que participarem terão todo o suporte de transporte, hospedagem, alimentação e translados para 20 integrantes e com seguro garantido para toda a delegação.
A previsão é que a disputa do Campeonato Nacional de Futsal de 2024 comece em maio e termine no mês de novembro.
NOTÍCIAS DO MARRECO

Canhoto, jogador da casa está de volta ao Marreco. Por muitas temporadas defendeu o time beltronense. Habilidoso, craque do futsal chama o jogo para si, evolui com a bola dominada, sabe armar os ataques e encontrar os companheiros em melhor colocação. Sem dúvida, é um excelente reforço para Marreco para a temporada 2024.

Coronel Mário, supervisor do Marreco. entrevistado pelo repórter Itamar José, da Rádio Anawin, relatou para a imprensa e para os torcedores da equipe beltronense o andamento das ações da diretoria visando a formação do elenco com vistas aos campeonatos da Série Ouro e Liga Nacional de 2024.
O entrevistado anunciou que até o momento o Marreco já conta com 13 atletas, sendo nove novas contratações e 4 renovações, todas com a devida aprovação do técnico João Carlos “Banana”, que continua à frente da comissão técnica da equipe, assim como os demais membros:
Márcio Ferreira, o “Batuta”, preparador físico; Fabiano Girardi, fisioterapeuta; Barbosa, preparador de goleiros e médico Clair Azzolini, que também é vice-presidente do clube. As permanências de dois atletas que vieram da base e que em 2023 ajudaram a equipe, são mantidas: Athirson e Gabriel Ligeiro, os goleiros Rafa Freitas e Jaime, que deixou a ABF e integra-se ao plantel do Marreco.
Vale lembrar que o Marreco, em 2023, ficou em 7º. lugar na Série Ouro do Paraná e na Liga Nacional não conseguiu classificação, sendo barrado nas rodadas finais pela equipe do Pato Futsal.
A Série Ouro tem início marcado para dois de março e algum tempo depois começará a Liga Nacional Futsal. O Marreco iniciará a sua pré-temporada no dia 22 deste mês, 2ª. -feira. A equipe Sub-20 iniciará as atividades a partir do dia 15 de fevereiro.
O Marreco, sob a presidência do experiente Luiz Sérgio Lavarda, o “Lavardinha” está se organizando para ter um bom desempenho em 2024 nas duas principais competições que vai disputar. Na Liga Nacional, sendo renovado o torneio, haverá muitas alterações, inclusive com mais recursos financeiros patrocinados pelo Grupo Águia, em parceria com a FBFS, Federação Brasileira de Futsal, que anunciou suporte financeiro para as equipes que vão disputar a competição de nível nacional.
NELSON BEHNE, ex-jogador, diretor e patrocinador (MAS/Marel) do CE União, homenageado com o título de Honra ao Mérito.


Ilson Behne, recebeu o título de sócio patrimonial do CE União, Dama – conselheiro deliberativo, Jovino – zagueiro do Anilado nos anos 60/70, Vilson Costa – diretor do União, de retorno a Francisco Beltrão, Nelson Behne – homenageado com o título de Honra ao Mérito, Ivo Sendeski – presidente do União e Rudi Scheuer, diretor da MSA/Marel.
Nos anos 60, Nelson Behne jogou pelo CE União de Beltrão. Na época, o Anilado fazia jogos amistosos e disputava o Campeonato Amador Regional.
A diretoria do CE União, através de seu presidente Ivo Sendeski e o conselheiro Valdomiro Vicente Didoné – Dama – e Vilson Costa fizeram uma visita de cortesia e homenagem aos colaboradores da Indústria de Móveis Marel. Na oportunidade, o presidente do Anilado fez a entrega do título de Honra ao Mérito ao diretor da Empresa Marel, Nelson Behne.
Honra ao Mérito é um título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades.
PARANÁ CAMPEÃO DA TAÇA DAS FAVELAS
Produção: editoria

O Paraná conquistou sábado (13/01/24) o título de campeão nacional da Taça das Favelas na categoria masculino. O time paranaense venceu na final a equipe do Espírito Santo por 2 a 1, com gols de Nico e Caio, confirmando o título invicto da maior competição entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). O Rio de Janeiro levou o feminino. A competição foi no Estádio Canindé, em São Paulo.
A seleção paranaense para a edição nacional foi formada por atletas que se destacaram na Taça das Favelas estadual. A campanha nacional começou com três vitórias do Paraná na fase de grupos, contra Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas, o Paraná voltou a vencer a equipe da Bahia e nas semifinais quem ficou pelo caminho foram os cariocas.
O ex-jogador de futebol e assessor da Secretaria de Estado do Esporte, Ney Santos, enalteceu a conquista. “É uma conquista memorável, ganhamos a maior competição entre favelas do mundo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, vem atuando para potencializar o esporte e valorizar os nossos talentos e essa conquista nos orgulha”, afirmou