Comunicação

Nosso papel por aqui

Mesmo as vezes parecendo que o mundo das marcas e da propaganda é um universo paralelo em maio à magia da criação, todos nós fazemos parte do mesmo pedaço de chão, remando no mesmo barco – inclusive com todos os abismos de diferenças.

Alguns dias atrás, quando participei do projeto de distribuição de marmitas para quem está sofrendo ainda mais (devido aos tempos pandêmicos) com a fome aqui em Beltrão, parei um pouco para pensar. Acho que toda experiência diferente, que sai um pouco da rotina, nos faz pensar. 

Primeiro, sobre nosso papel nesse mundo – ainda mais neste momento inédito que vivemos, onde a vida da grande maioria das pessoas virou de cabeça para baixo de um jeito absolutamente inesperado e, ainda, imprevisível. As vezes, o pouco para nós é muito para alguém. Cada um tem a sua visão, o seu contexto, a sua realidade. E aqui no Brasil, principalmente, as realidades se diferenciam muito. É como aquela história do elogio: quase nada para quem faz, mas muda o dia de quem recebe.  

Me senti uma parte tão pequena em algo tão grande, em um projeto que lida com algo tão básico e simples como comida, mas que justamente por isso dá a base essencial para transformar a vida das pessoas. Essa é parte do nosso papel por aqui. 

Assim como cada indivíduo, sempre acreditei que as marcas também têm um papel na sociedade que vai muito além do lucro e da fama. Porque é exatamente a intenção sincera e o pequeno esforço dos gigantes por quem está mais desprotegido que se cria o legado, aquilo que será lembrado para sempre, mesmo quando o tempo e sua senhora razão já tiverem mudado algumas coisas no mundo.

A Coca-cola – uma das maiores marcas da história – também teve a sensibilidade de pensar no legado, ainda mais em um momento tão complicado. E são nesses momentos que a gente mais vê quem estende a mão e faz a diferença de verdade. E que eles realmente entendem muito de sensibilidade, isso já sabemos.

Seguindo a mesma linha de dar alguma contribuição na alimentação de quem mais precisa, a marca lançou uma ação intitulada “Por todas as mesas”, onde será doado R$ 0,50 a cada pedido que contenha algum produto do teu portfólio nas principais plataformas de delivery, como iFood, Rappi, Uber Eats, Aiqfome e Wabi. Toda a arrecadação será transformada em refeições distribuídas pela ONG Ação da Cidadania, através da campanha Brasil Sem Fome. Para anunciar o projeto, a Coca-Cola lançou uma campanha que remete ao hábito de compartilhar fotos de comida nas redes sociais. Com a mensagem “Troque curtidas por sorrisos na vida real. Junte-se a nós para doar comida para quem precisa”, a empresa convida o público a colaborar com o projeto.

Muito mais do que marca, visão ou missão. Eu, você e a Coca-Cola. Todo mundo tem o seu papel e deve usar o que tem de melhor para transformar pequenas atitudes em grandes legados, para além de fazermos valer o nosso papel, ainda sermos lembrados pelo que deixamos quando não estivermos mais por aqui.