BeltrãoTurismo

Novo trem-leito conectara cidades europeias para viagens de verão

Por Sarah Bevilaqua

Novos trens-leito estão ganhando força na Europa, com muitas rotas novas e interessantes se reunindo para facilitar a tendência crescente de viagens lentas. O primeiro grande serviço este ano é um projeto conjunto entre a European Sleeper, uma operadora com sede na Holanda, e a operadora tcheca Regio Jet, e vem com vantagens como acesso gratuito à Internet, café da manhã e café grátis.

O trem sairá de Bruxelas às 19h, horário local, e fará uma parada em cidades como Antuérpia, Amsterdã, Berlim e Dresden, antes de chegar a Praga a tempo para o café da manhã às 10h. O serviço está disponível na direção oposta e também há uma opção de conexão para Londres se os passageiros trocarem para um serviço da Eurostar ao longo do caminho. Os ingressos estarão à venda em abril para viagens no verão (hemisfério norte) de 2022, com planos de operar os trens em dias alternados.

Enquanto isso, a RegioJet também lançará um novo serviço de trem noturno na rota de Praga através da Europa Oriental via Przemyśl, Polônia, para Lviv, Ucrânia, ainda este ano.

Trens-leito europeus: que outras novas rotas estão planejadas?

O trem-leito RegioJet é a maior extensão planejada da rede de trens noturnos europeia em anos. As ferrovias estaduais na Alemanha, Áustria, França e Suíça já anunciaram uma parceria com um fundo de investimento de US$ 605 milhões para reativar os serviços noturnos.

Há apenas cinco anos, a Deutsche Bahn, a ferrovia estatal da Alemanha, vendeu todos os seus vagões-cama, declarando-os não lucrativos devido ao baixo número de passageiros. Mas as mudanças climáticas e a pandemia COVID-19 estão mudando a forma como os viajantes vão do ponto A ao B, e algumas viagens de trem na Europa são, na verdade, mais rápidas do que voar.

A empresa ferroviária estatal francesa SNF anunciou um plano ambicioso em 2017 para reacender seus trens-leito e, em 2020, lançou um serviço noturno de Paris para a Côte d’Azur com passagens a partir de € 29 para a viagem de 12 horas. E há mais a caminho com a SNCF, com o objetivo de trazer de volta um total de 10 serviços noturnos nos próximos 10 anos.

Isso não é tudo. Em dezembro de 2021, um novo serviço noturno começou a operar entre Viena e Paris via Munique, bem como entre Zurique e Amsterdã. No entanto, o trem estava quase vazio em sua viagem inaugural em 13 de dezembro devido ao bloqueio nacional da Áustria, mas o serviço deve ganhar força este ano, com opções para viajar entre Zurique e Amsterdã também, e ao longo da rota de Mozart através de Salzburgo.

A nova era dos trens-leito chegará à Itália este ano com um serviço noturno planejado para conectar Zurique e Roma em dezembro de 2022. Isso, além do lançamento de um novo serviço Expresso do Oriente na Itália em 2023, é uma opção mais ostensivamente luxuosa para pernoitar. No próximo ano, haverá outro serviço entre Viena e Paris, que viaja via Berlim e Bruxelas. Os trens noturnos também começarão a circular entre Zurique e Barcelona a partir de dezembro de 2024.

Separadamente, a Suécia anunciou em 2020 que está planejando introduzir um novo serviço de trem noturno internacional para a Alemanha e a Bélgica até 2022. A nova rota conectaria as cidades suecas a Hamburgo e Bruxelas, permitindo conexões rápidas para a Europa central e o Reino Unido.

A empresa ferroviária francesa Midnight Trains é outra empresa que atende a uma crescente facção de viajantes que buscam trocar viagens aéreas por viagens lentas e sustentáveis ​​de trem. Ela planeja conectar Paris a destinos como Copenhague, Roma e Porto até 2024. Seu serviço de trem é uma opção um pouco mais luxuosa para os serviços estatais. Descrito como um “hotel sobre trilhos”, o trem contará com um restaurante e bar a bordo, bem como quartos privativos em estilo de hotel.

Enquanto isso, um novo trem noturno de baixo custo entre Praga e a costa croata começou no verão de 2020 e foi um sucesso tão instantâneo que o serviço foi aumentado para operar todas as noites. Em suas semanas inaugurais, mais de 30.000 passagens foram vendidas, e alguns trens estavam totalmente lotados graças a passagens com preços tão baixos.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR