GeralNutrição

Nutrição: Paladar Infantil

Neste  Dia das Crianças, trago um assunto que é pouco falado na área da nutrição – o “Paladar infantil”.

                Muito provavelmente você não tenha ouvido falar sobre ele, e se já ouviu também não foram muitas vezes, muitas pessoas acreditam que seja frescura, que o adulto é enjoado, chato para comer. Porém o Paladar infantil é considerado um mau hábito alimentar, embora não seja uma doença pode levar a uma.

                O paladar infantil é caracterizado por pessoas que tem mais afinidade com alimentos gordurosos, frituras, e muita dificuldade para incluir alimentos saudáveis por conta das cores e textura desses alimentos. E está relacionado com traumas alimentares principalmente na infância.

                O grande problema do paladar infantil e a perda de nutrientes e principalmente de vitaminas do complexo B pelo excesso de gorduras, e se não tratado pode chegar a desenvolver uma doença chamada TARE (Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo) que é caracterizado por graves perdas nutricionais e precisa de um tratamento mais específico.

                O Paladar infantil é um mal habito alimentar, porém é reversível, e as estratégias para que se reverta o problema são basicamente três formas.

  1. Estimular o consumo de novos alimentos, e provar esse novo alimento mais que uma vez.
  2. Mudar as formas de preparo do alimento para descobrir as preferencias, e incluir o novo alimento de uma forma mais fácil na rotina.
  3. Escolher pelo que a maioria prefere, pois tende a ser mais fácil a assertividade.

Você conhece alguém que tenha o paladar infantil e que precisa de ajuda? Então estimule a procurar um nutricionista que possa auxiliar nesse processo, o tornando mais leve e evitando os traumas.

Cristiane Maria Santini

Cristiane Maria Santini CRN 8-9970 Francisco Beltrão-PR.