Beltrão

O que acontece com as instalações olímpicas após os Jogos?

Por Sarah Bevilaqua

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (que acontece em 2021, devido à crise do Covid-19) já estão gerando muita emoção. A competição ocorre em 43 locais diferentes, dos quais oito novas instalações foram construídas para os Jogos em Tóquio; mas o que acontecerá com os estádios e as piscinas depois do evento?

 Aqui está uma lista de como são hoje alguns dos antigos locais dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno!

  1. Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014

O Estádio Olímpico Fisht em Sochi foi usado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e ainda está de pé. Ele passou por muitas reformas em preparação para a Copa do Mundo da Fifa 2018 na Rússia. Desde então, tem sido usado principalmente como estádio do time de futebol PFC Sochi.

  • Jogos Olímpicos de Londres 2012

Após as Olimpíadas de Londres, o estádio olímpico foi convertido em uma instalação multiuso e o time da Primeira Liga Inglesa, West Ham United Football Club, o chama de casa.

  • Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010

O Richmond Olympic Oval em Vancouver foi construído para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e usado como uma pista de patinação. Em seguida, foi reconfigurado como um parque poliesportivo comunitário que ainda está em uso.

  • Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer 1994

A Arena Lysgardsbakkene Ski Jumping que foi usada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer em 1994, na Noruega, ainda está em uso, tendo recentemente sediado os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2016.

  • Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

A candidatura para sediar as Olimpíadas de 2016 foi cara, com muitos locais e edifícios para atletas e mídia sendo construídos propositalmente. No entanto, alguns encontraram um novo sopro de vida. O Parque Olímpico da Barra tem sido usado para vários eventos e shows desde os jogos oficialmente encerrados em 2016, incluindo o Prêmio Multishow 2018.

Infelizmente, apesar de todo o custo e do tempo envolvido, muitas instalações olímpicas não encontram um novo propósito após a cerimônia de encerramento. Depois das Olimpíadas do Rio de 2016, uma grande quantidade de instalações caiu em ruínas, incluindo o Estádio Olímpico Aquático.

  • Jogos Olímpicos de Atenas 2004

As instalações dos Jogos de Atenas sofreram com a degradação e a ruína. A antiga vila olímpica mostra os restos fantasmagóricos de áreas abandonadas que antes estavam cheias de multidões aplaudindo. O Estádio de Vôlei de Praia do Complexo Olímpico do Faliro está desativado.

  • Jogos Olímpicos de Inverno de Sarajevo 1984

Como Atenas, muitas instalações dos Jogos de Inverno de Sarajevo estão em mau estado. Construído para ser usado como um local olímpico durante os jogos em 1984, locais como o local de salto de esqui olímpico no Monte Igman perto de Sarajevo e Trebevic Bobsleigh e Luge Track foram severamente danificados durante a guerra da Bósnia no início dos anos 90 e nunca foram reconstruídos.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *