Teorias & Fatos Históricos

O QUE É CIDADANIA?

Do latim, ciuis, acabou emergindo o termo ciuitas – onde cidade, cidadania e até Estado, eram como um só, no aspecto do povo romano – esse coletivo era a liberdade, onde só poderia existir em conjunto.

Cidadania é uma palavra que ouvimos e lemos muito, sem dúvida. Um termo que tem conceitos relevantes de serem analisados. O que é, então, cidadania? Basicamente é ter direitos civis: igualdade, liberdade, direito a vida, bem como direitos de cunho político (poder votar e/ou receber votos). De acordo com as historiadoras, Marta Regina Vendruscollo e Sandra Mara Benask: “Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito a educação, ao trabalho, ao salário justo, a saúde, a uma velhice tranquila.” Vale lembrar que a cidadania é caráter Constitucional.

O termo cidadania não é fixo, pois foi mudando ao longo das épocas – tem, portanto, uma historicidade. Essas mudanças ao longo dos últimos séculos indicam ser cidadão, participar de uma democracia, variou muito. Grupos sociais com maior ou menor vulto em questões políticas, por exemplo. Sem contar, que a cidadania também envolve tanto direitos, quanto deveres aos cidadãos. As citadas autoras explicam ainda, que a “cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.”

Numa observação mais crítica, podemos frisar que a cidadania se torna utópica onde a sociedade é pobre, com desigualdades socioeconômicas evidentes – minando a prática de uma cidadania plena. Através de lutas, críticas sociais, reivindicações, são formas de buscar por uma cidadania, pelos direitos dos cidadãos.

E como anda a nossa cidadania hoje?

Referência Bibliográfica:

VENDRUSCOLLO, Marta Regina; BENASK, Sandra Mara. A cidadania no ensino de história. In: SCHNEIDER, Claídes Rejane; SILVA, Cleverton Luiz da (Orgs.). História: traços de cultura e memória. Francisco Beltrão, Grafisul, 2010, p. 351-371.