O SENSO DE RESPONSABILIDADE
EDUCAÇÃO TEM QUE PREPARAR AS PESSOAS PARA A VIDA.
Em artigo publicado no La Repubblica, o monge italiano Enzo Bianchi fala sobre o senso de responsabilidade que se faz necessário em nossos dias, destacando: “Demasiado pouca é a atenção que se dedica à preparação para a vida, à formação do caráter, ao exercício do pensamento e do discernimento, e deve-se denunciar também a falta de uma transmissão por parte daqueles que deveriam ser ‘transmissores de memória’. A Educação tem como missão justamente essa preparação para a vida, e não apenas capacitação técnica. Mesmo nesse ponto, em meio às complexidades atuais, nem todos conseguem ter o preparo técnico para lidar com os desafios do nosso tempo, e menos ainda ao preparo para a vida, com a formação do caráter, com sólida base moral, para um exercício do pensamento que leva ao discernimento, à responsabilidade e à solidariedade.
O sentido da formação precisa ser retomado e mais trabalhado por nossos educadores, em todos os níveis. Diz Enzo Bianchi: “sabemos listar as crises pelas quais estamos atravessando, mas talvez na raiz de muitas delas deveríamos reconhecer uma: a crise do senso de responsabilidade. Ser responsável significa ter sempre presente o rosto do outro, dos outros, porque o rosto sempre se volta para mim com uma pergunta, uma expectativa, o pedido implícito de uma resposta que é a primeira forma de responsabilidade”. E acrescenta: ” Mas, para chegar a ter senso de responsabilidade, é preciso resistir à expropriação da interioridade, tentada pela colonização dominante da cultura de massa, cada vez mais tecnicizada. Sem uma vida interior em que possam surgir as perguntas, quem poderá tentar vias de liberdade? Até mesmo a educação como poderia se realizar de maneira fecunda sem a formação do espírito ou da vida interior?”
Por isso a Educação tem um papel importante nesse processo, e todos devem estar conscientes disso: pais, professores e demais profissionais da Educação. O senso de responsabilidade é fundamental para que cada um possa exercer suas atividades pessoais e profissionais, buscando uma interação social saudável, que permita bons resultados. Para isso é preciso cultivar a vida interior, para que haja uma melhor formação. A preparação para a vida, com o senso de responsabilidade e da solidariedade, deve ser um dos objetivos da Educação, para melhor contribuir no bem de cada ser humano e da sociedade.