BeltrãoSaúde

Pais de crianças autistas terão prioridade de atendimento

Da Assessoria – Desde 2013 existe uma lei municipal que obriga o município de Francisco Beltrão a instituir políticas públicas de proteção dos direitos das pessoas com espectro autista. Nesta semana, o vereador Paulo Grohs (PSDB) apresentou uma proposta para alterar a lei e incluir a obrigatoriedade para as instituições e estabelecimentos inserirem, ou fixarem, as placas de atendimento prioritário para os autistas, com o símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista(TEA).


A lei federal é recente e, portanto, muitas pessoas não sabem desse direito, e ao se fazer a inclusão do símbolo mundial de conscientização em relação ao autismo, que se configura por um laço de fita feito por peças de quebra-cabeças colorido, além de conscientizar os familiares e os portadores da doença do direito do atendimento prioritário, também conscientizará as pessoas em geral sobre a existência da doença e a necessidade de inserir os autistas cada vez mais na vida em sociedade.


O projeto aprovado em Francisco Beltrão está em consonância com a Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Cabe citar que essas pessoas possuem direitos e obrigações, previstos na Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, promulgado pelo Decreto 6949/09.

[bannerDFP]

O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome complexa e mais comum do que se pensa e, segundo especialistas, em um evento realizado em 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira de como esses indivíduos se comunicam e interagem.


Os problemas causados por esta desordem podem variar. Existem crianças autistas que possuem inteligência e fala intactas; já outras convivem com sérios problemas de desenvolvimento na sua linguagem.


Vale ressaltar também que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento do autismo, melhor será o desenvolvimento da criança.

Legenda

Pronunciamento do vereador Paulo Grohs, devidamente obedecendo às recomendações e usando a máscara.