PARANÁ: Estado concentra o maior número de adesões ao sistema de segurança alimentar e nutricional
Agencia Brasil –
Dados da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) apontam que o Paraná é o estado com o maior número de adesões ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Das 50 novas adesões formalizadas no último dia 10, 34 são de municípios do estado. Com isso, o Paraná mantém o destaque com 160 municípios, o que corresponde a cerca de 40% das adesões.
Brasil segue fora do Mapa da Fome
Plano de Contingência deve garantir alimentação e assistência social a crianças e adolescentes
Manutenção de merenda escolar: Um desafio para gestores municipais e estaduais
É possível que até o fim de 2020, o estado tenha 200 integrados ao Sisan, já que a Caisan Paraná, coordenada pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, analisa outros 40 processos de solicitação de adesão. Segundo o secretário executivo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) no Paraná, Valdenir Veloso Neto, o município que adere ao Sisan tem preferência na destinação de recursos dos governos estadual e federal.
Instituído em 2006, o Sisan é um sistema único, assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. Entre os objetivos está a consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população. Além disso o sistema busca integrar União, estados e municípios na implementação de políticas públicas no setor.