PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SEGURANÇA REÚNE FORÇAS CIVIS E MILITARES
Assessoria/Acefb
Representantes das forças de segurança pública de Francisco Beltrão e de municípios vizinhos, além de representantes de instituições financeiras, estiveram na manhã desta terça, 29, na Acefb, em Francisco Beltrão para participar da reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Beltrão. O prefeito Cleber Fontana prestigiou a reunião.
O major Rogério Pitz, coordenador da Câmara Técnica de Segurança Pública e comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Beltrão comandou a reunião . Na pauta, plano de contingência na área de segurança, em especial, assaltos às agências bancárias.
Outra modalidade de assalto é a tomada de cidades, como a que ocorreu este ano em Guarapuava e em Criciúma, Santa Catarina. De acordo com Pitz, nesse caso há um planejamento maior dos criminosos para os ataques. E uma simulação de ataque de criminosos será realizada na próxima terça-feira, 6 de dezembro, a partir das 23h, na área central de Beltrão. “Será uma simulação com policiais utilizando armas de fogo com munição de festim e figurantes. Não é para a população ficar assustada e sim nos enviar vídeos e fotos em tempo real, isso nos ajudará a identificar esses ‘marginais’ e para que a gente consiga afugentá-los para o interior do município de uma maneira segura e controlada, utilizando nossa inteligência operacional”, explica o Major.
Toda a operação deve levar em torno de duas horas.
Pitz enfatiza o importante papel da Câmara Técnica de Segurança nas ações voltadas à população. “Só temos a agradecer a Acefb pela parceria com os órgãos de segurança. Isso vem para somar junto ao empreendedorismo, até porque um empreendedor só investirá numa cidade se ele se sentir seguro. Na Acefb nós temos um local para discutir segurança com a sociedade e também com os acadêmicos e professores de universidades”.
Na foto, Major Pitz, coordenador da CT de Segurança Pública do Condef. Crédito: Darce Almeida/Acefb