GeralNutrição

Por que é tão difícil fazer dieta?

            Muitas vezes na vida, principalmente as mulheres, já se depararam com a vontade de perder alguns kilos que julgam necessário. A partir dai a única palavra que passa pela cabeça é: dieta.

            “Preciso começar uma dieta”, “Vou começar a dieta na segunda”, “a partir de amanhã vou cuidar da minha alimentação e vou voltar para academia”… Essas e outras frases se fazem presentes no dia a dia, mas, por que se torna tão difícil concretizar?

            Pois bem, nosso cérebro gosta de rotina, para ele o mais cômodo é melhor, e para que mudar se assim já está bom?! Esse é o nosso primeiro desafio, iniciar a mudança, começar, pois nosso cérebro tenta nos sabotar. Algumas pessoas já param por ai, se deixam vencer pelo cérebro sabotador e se mantém como estão, ainda que se sintam incomodadas com os hábitos de vida que levam.

            Por outro lado, temos pessoas que desafiam o cérebro sabotador e dão o primeiro passo, começam a dieta e vão para a academia, alguns conseguem manter essa nova rotina por 1 semana, outros 1 mês, outros 2 ou 3 dias, e então desistem por que é muito difícil.

É difícil mesmo? Eu diria que não, não é difícil, mas precisamos levar em conta vários detalhes como: qual é a conduta que utilizamos, estamos indo gradativamente ou nos forçamos em uma dieta restritiva onde não sabemos mais o que comer, ou só nos alimentamos dos mesmos alimentos? Passamos fome? Queremos o resultado imediato e se ele não vem julgamos que as mudanças não estão dando resultado? Geralmente é um combo de fatores, iniciamos na segunda e na próxima semana já queremos estar com o corpo dos sonhos. Passamos fome e percebemos que não conseguimos manter por muito tempo.

            Mas pensando de outra forma, se o processo de mudança for gradativo não será um impacto tão grande e conseguimos manter por mais tempo. Por exemplo ao invés de não vou mais comer doces, nem frituras, nem pão eu começar com não vou comer doces e vou acrescentar proteína junto ao pão e frutas nos lanches. Ao invés de: vou ir todos os dias para a academia e ficar fazendo exercícios por 2 horas, eu iniciar com 30 minutos de caminhada todos os dias.

            As mudanças simples já começam a fazer efeito, pois são mantidas por mais tempo, e com várias mudanças pequenas ao logo do tempo mudamos um hábito de vida.

            Outro fator que vale ressaltar é que não devemos colocar o foco na alimentação quando iniciamos a mudança, para não ficar pensando somente nisso, ter bons hábitos de vida sim, mas fazer disso nosso principal pensamento durante o dia tende a acabar tendo o efeito sabotador. O segredo é manter a constância, dar importância para bons hábitos, mas não fazer disso o seu principal pensamento na vida. Dessa forma fazer dieta não fica difícil, por que nem percebemos, e quando notamos o novo hábito já está fixado.

Cristiane Maria Santini

Cristiane Maria Santini CRN 8-9970 Francisco Beltrão-PR.