PREFEITO CLEBER REITERA COMPROMISSO DE CONSTRUIR CENTRO ESPORTIVO
NOTA: ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL
O prefeito Cleber Fontana (PSDB) reafirmou o compromisso de construir no Bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, o maior centro de esporte e lazer do município, em uma área de 22 mil m². Cleber concedeu entrevista à Rádio Educadora no dia 2 de janeiro, na solenidade de desligamento do transmissor AM da Rádio Educadora. A emissora, agora, só transmite em Frequência Modulada (FM). O anúncio deste projeto já tinha sido feito em maio de 2022, quando se reuniram o prefeito Cleber Fontana, o então presidente da Câmara de Vereadores, Quintino Girardi e o presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé, para discutir a ampliação da sede nacional da instituição cooperativa de crédito em Francisco Beltrão. Pela parceria, a Prefeitura seria autorizada pelo Legislativo Municipal a trocar um terreno localizado ao lado da Cresol Baser, no Bairro Industrial, por uma área que a cooperativa possui no Bairro Padre Ulrico – na área onde está o transmissor. Com essa permuta, será possível que a prefeitura e a Cresol possam executar os seus projetos. Na ocasião, a direção da Cresol oficializou a ampliação de sua sede em mais 13.500 m², passando para 21.500 m² de área construída, e aumentando o número de empregos diretos dos atuais 410 para 1.094. O imóvel, que pertencia à prefeitura, fica nos fundos da sede da Cresol e já está sendo construído um novo edifício com vários pavimentos. A nova praça de esporte e lazer, no Bairro Padre Ulrico, contemplará diversas modalidades, com quadras esportivas, piscina, pista de caminhadas, academia, estrutura para atletismo, amplo parque infantil e várias outras modalidades. Na entrevista do dia 2, o prefeito Cleber disse que o projeto já está pronto e foi desenvolvido por acadêmicos da Unipar. “Ficou muito bonito, agora é fase de buscar os recursos pra fazer as obras. Não sei se vai dar tempo de eu entregar, acredito que não, mas a ideia é deixar tudo pronto pra que essa população da região do Padre Ulrico e de Francisco Beltrão tenham esse espaço, que será um lugar de muito entretenimento, cultura, esporte e lazer.
ZAGALLO FALECEU DIA 05/01/2024, AOS 92 ANOS DE IDADE
Em decorrência de falência múltipla de órgãos, faleceu na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, Mário Jorge Lobo Zagallo. O Velho Lobo, assim era conhecido, é uma verdadeira lenda do esporte brasileiro e do futebol mundial. Participou dos cinco títulos do Brasil em Copas do Mundo. Em 1958 e 62, como jogador oriundo do Botafogo do Rio de Janeiro, e em outras Copas como treinador e supervisor.
Zagallo também foi treinador do vice-campeonato em 1998 na França e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. A CBF decretou luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão. A morte de Zagallo provocou comoção de colegas, jogadores, admiradores do multicampeão.
Saudades eternas de quem se foi, mas o legado que ele nos deixa preenche, em parte, a nossa dor, pois foram tantos exemplos de um esportista como jogador e técnico que o Brasil e o Mundo reconhecem na pessoa do velho Lobo Zagallo os grandes feitos, que serão lembrados para sempre. Tomara que surjam outros técnicos de futebol, que sigam os preceitos de Zagallo pra colocar a nossa Seleção Brasileira no primeiro lugar, de onde nunca poderia ter saído.
Contudo, a geração de jogadores, especialmente, os convocados para os jogos Eliminatórias do próximo Campeonato Mundial, infelizmente são mais uma espécie de ícones de fantasia, preocupados com as tatuagens, com os brinquinhos, as chuteiras em duas cores, até cor de rosa no futebol masculino, os cabelos malucos?? O novo técnico da “amarelinha” (assim dizia Zagallo), terá grande trabalho para colocar o time para jogar e produzir os efeitos que os torcedores esperam desde o ano de 2002, última conquista mundial, com o técnico Felipão. Portanto, faz 22 anos que o Brasil espera o Hexa do Campeonato Mundial.
Dr.Alceni Guerra
“27 de junho de 1971, mais de 140 mil pagantes no Maracanã, e o Fluminense foi campeão carioca em cima do Botafogo, com um gol do ponta esquerda Lula aos 43 minutos do segundo tempo. Vi o jogo pela TV, xingando o treinador Zagallo do Flu até os 43 minutos da final, um técnico “retranqueiro e medroso”. No fim do jogo, os comentaristas atribuíram a vitória exclusivamente ao treinador, o Flu levou um banho de bola. Três anos depois, como chefe dos médicos residentes do HC da UFPR, comprei uma enorme TV de 30 polegadas para vermos a seleção do Zagallo, e só vimos a da Holanda.
Zagallo está sendo reverenciado pelo Brasil inteiro, morreu aos 92 anos, sempre contestado por “corajosos”, mas sempre coerente, sempre cauteloso, e sempre vitorioso. Aliás, o mais vitorioso de todas as copas do mundo. Um VIVA ao ZAGALLO!”
PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DO BRASIL, EM 58, NA SUÉCIA
Djalma Santos, Zito, Belini, Nilton Santos, Orlando e goleiro Gilmar; Garrincha, Didi, Pelé (17 anos), Vavá e Zagallo, alagoano-193l, em 58 jogou a 1ª. Copa do Mundo com 27 anos. Mário Américo, o último da foto, mineiro, massagista da Seleção Brasileira nos mundiais de 50, 54, 58, 62, 66,70, 74.
BRASIL BICAMPEÃO, NO CHILE
Djalma Santos, Zito, Gilmar, Zózimo, Nilton Santos e Mauro; Garrincha, Didi, Vavá, Amarildo e Zagalo. Foto da Seleção Brasileira sem Pelé, Mundial do Chile em 1962. Durante o jogo contra a Tchecioslováquia, na 2ª. partida da Copa, Pelé teve um estiramento muscular e não voltou mais a campo. Sem o “Rei do Futebol” na equipe, Garrincha e Amarildo se tornaram os craques da conquista do bi. Zagalo, pela liderança que tinha entre os companheiros, comandou o time, intelectualmente. Foto: reprodução.
Zagallo, ponta esquerda.
BRASIL DE 1970, TRICAMPEÃO MUNDIAL NO MÉXICO
A Seleção Brasileira de Futebol participou pela nona vez da copa do Mundo Fifa. A seleção canarinho contava com jogadores de grande prestígio nacional e internacional, como Pelé, Tostão, Rivelino, Gérson, Jairzinho, entre outros. Foi eleita pela revista World Soccer a melhor equipe de futebol de todos os tempos. O capitão foi Carlos Alberto Torres, e o técnico, o sempre vencedor, tetra campeão do mundo, Zagallo.
FERNANDO DINIZ DEMITIDO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
Ednaldo Rodrigues, de volta ao cargo de presidente da CBF, demitiu na última semana Fernando Diniz que ocupava o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Diniz, treinador do Fluminense e da Seleção Brasileira, por um curto espaço de tempo, tinha contrato até meados deste ano, na expectativa de que Carlo Ancelotti viria para ocupar a função de treinador do Brasil. Mas Ancelotti renovou com o Real Madrid e não vem mais.
O presidente Ednaldo Rodrigues volta ao cargo, por efeito de uma liminar do Ministro Gilmar Mendes do STF, em tempo de inscrever o Brasil, na última hora, no Pré-Olímpíco masculino que será disputado na Venezuela em 3 cidades: Caracas, Valência e Barquisimeto, no período de 20 de janeiro a 11 de fevereiro. A primeira ação de Ednaldo foi demitir Fernando Diniz.
O time canarinho seria treinado por Carlo Ancelotti, mas ele não vem mais. Dorival JR já acertou sua contratação com a CBF. Ele estava dirigindo o São Paulo FC. Havia uma multa contratual, mas já está tudo resolvido. Então, está definitivamente confirmado que Dorival JR é o substituto de Fernando Diniz.
A Seleção Brasileira nunca havia sofrido três derrotas consecutivas na competição, como aconteceu para Uruguai, Colômbia e Argentina. Atualmente, o Brasil é o 6º colocado, mas ainda está na zona de classificação para o Mundial de 2026. Esses números justificam a demissão de Fernando Diniz, que agora vai continuar dirigindo somente o Fluminense.