Beltrão

Presidente da Acefb analisa pesquisa sobre expectativa de compra e venda para o Dia dos Namorados

Da assessoria/Faciap e Acefb

– Empresários e consumidores estão otimistas com o desempenho do varejo neste período que antecede o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. A expectativa é de um pequeno aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) que ouviu 500 comerciantes e 1.000 consumidores nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

            A Pesquisa foi realizada pela empresa Datacenso entre os dias 20 e 27 de maio. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes, considerando grau de confiança de 95%.

            O objetivo da pesquisa é detectar a impressão dos comerciantes e consumidores paranaenses neste cenário de pandemia, com protocolos e decretos do poder público limitando a atividade comercial. A pesquisa demonstrou que, considerando o atual cenário econômico, a expectativa geral dos comerciantes com as vendas é superior em relação a 2020 para 39% dos entrevistados. Os empresários mais otimistas são os de Cascavel, onde 67% dos entrevistados acreditam em vendas superiores às do ano passado. Depois, vem Londrina, com 49% dos empresários apostando também nas vendas maiores.

Onde comemorar

            A pesquisa Faciap mostra também que a grande maioria dos consumidores (80%) pretende comemorar a data em casa, uma minoria (13%) pretende ir a um restaurante. Para os demais, a comemoração será feita por meio de um telefonema, uma videochamada, em um hotel, motel ou numa viagem.

            Entre os principais presentes que os consumidores pretendem comprar para o Dia dos Namorados estão: roupas, seguido de perfume/cosméticos, almoço/jantar, chocolates e flores. Analisando por gênero, o percentual de roupas é maior no feminino, e de flores e joias no masculino.

Empresários confiantes

            O entusiasmo do empresário em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses aumentou 10 pontos e ficou em 135 pontos, numa escala que vai de 0 a 200. Em abril o Índice de Confiança do Comerciante era de 125 pontos, o que significa que os comerciantes continuam preocupados com a situação atual, mas com o passar dos dias estão mais confiantes.

O estudo aponta ainda que, em função da pandemia, mais da metade dos consumidores irá fazer suas compras relativas ao Dia dos Namorados pela internet, canal que vem ganhando força desde o início da pandemia.

Presidente da Acefb avalia pesquisa

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) analisa a pesquisa, e comenta que o empresário beltronense está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados. “39% dos entrevistados consideram que venderão mais do que no ano passado. Também observamos, com esperança do futuro, que há um otimismo moderado entre a classe empresarial”. Ele considera um dado relevante da pesquisa, que é onde as pessoas irão comemorar a data do dia 12 de junho. “A maioria absoluta disse que vai comemorar em casa, com responsabilidade, visto que vivemos o período da pandemia”.

Sobre a economia do País, Tarsizio observa que as notícias são animadoras e mostram que, “para esse ano (2021) há uma previsão de crescimento do PIB de 5 a 5,5% e de 7% em 2022. Num cenário extremamente complexo em que estamos vivendo, esses números são muito salutares”.

O empresário do ramo do agronegócio agradece à classe empresarial. “Mesmo nesse momento tão difícil, os empresários não deixaram de acreditar, investir e criar empregos. Porque o maior mal é o desemprego”. 

Confira a pesquisa completa em acefb.com.br/downloads.

Legenda: Tarsizio, presidente da Acefb.

Crédito: Darce Almeida/Acefb.