Paraná

PROCURADORIA DA MULHER DA ASSEMBLEIA COMPLETA UM ANO

ALEP – A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná completou seu primeiro ano em atividade neste 2 de julho de 2020. O órgão, criado como um instrumento do Legislativo Estadual para manutenção e ampliação de políticas públicas para as paranaenses, é comandado pela deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), que foi nomeada como a primeira procuradora da mulher da Casa.

“A criação da Procuradoria foi um marco para o Legislativo Paranaense e, também, um exemplo para o legislativo de outros Estados, mostrando que as Casas de Leis também precisam de articulações específicas para a manutenção e ampliação de políticas públicas e incentivo às pautas femininas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), esse um ano de atividades da Procuradoria de Mulher é de comemoração, afinal de contas foram muitas as conquistas e atendimentos realizados em favor das mulheres paranaenses. “Quando a Mesa Executiva decidiu implantar a Procuradoria da Mulher aqui no Paraná foi uma forma de dar continuidade às medidas adotadas para aproximar o Legislativo da população, em especial das mulheres”, disse. “A Procuradoria da Mulher é um importante canal para a defesa dos direitos da mulher e nesse um ano de atuação já conseguiu grandes conquistas, a implantação em tempo recorde do boletim online é um grande exemplo. Queremos valorizar as mulheres paranaenses criando mecanismos para que aquelas que sofrem de qualquer tipo de violência e não têm voz, tenham mais esse canal com a grande rede de proteção”, completou Traiano.

Já o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luís Claudio Romanelli (PSB) lembrou que a Procuradoria foi criada com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a proteção e a consolidação da cidadania das mulheres. “Com trabalho e dedicação a equipe da procuradoria, comandada pela deputada Cristina Silvestri, orientou e protegeu mulheres, promoveu a boa informação a todos os cantos do Paraná, realizou campanhas solidárias e ajudou a quem mais precisa. Criada há um ano, a Procuradoria se tornou um órgão atuante e fundamental da Assembleia Legislativa”.

Atuação – Neste primeiro ano de trabalho, a Procuradoria Especial da Mulher realizou ações importantes, atuando em diversas frentes da causa feminina, como segurança, saúde e política, com apoio das deputadas Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Luciana Rafagnin (PT) e Maria Victória (PP), além de todos os deputados, órgãos de justiça e outras instituições de segmentos variados.

Para mostrar detalhadamente tudo o que foi feito até agora, a Procuradoria da Mulher lançou um relatório de ações, que está disponível para consulta em versão digital que pode ser consultado através do link: https://bityli.com/hHfTm

“Em um ano de trabalho, reunimos muitas conquistas importantes para a causa feminina. Foram trabalhos em segmentos variados e que trazem resultados expressivos. Um dos mais recentes foi a conquista do Boletim de Ocorrência Online, solicitado pela Procuradoria da Mulher à Secretaria de Segurança, com apoio de deputadas e deputados, neste período de pandemia”, exemplifica Cristina, relembrando um reconhecimento recente dado à Procuradoria, que teve o seu Protocolo Unificado da Mulher selecionado no 17º Prêmio Innovare, uma das maiores premiações em Direito do país.

Atendimento – Uma das funções primárias da Procuradoria da Mulher é fiscalizar e dar encaminhamento a denuncias de mulheres que não estejam tendo seus direitos garantidos, mesmo durante a pandemia. Por isso, mulheres vítimas de violência que procurarem ajuda e não receberem o devido atendimento, podem acionar a Procuradoria da Mulher da Assembleia por WhatsApp (41 98814-2228), e-mail (procuradoriadamulher@assembleia.pr.leg.br) ou pelas redes sociais Instagram (clique aqui) ou Facebook (clique aqui).

Legenda – Em  2 de julho de 2019 ocorreu a solenidade de implantação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.. Créditos: Orlando Kissner/Alep