Geral

Projeto “Eu ajudo na lata”

Assessoria/Acefb

Na manhã de quinta-feira, 10 de junho, Joares Ribeiro, diretor executivo da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), esteve na sede da Unimed local para receber um recipiente para coleta de lacres de latinhas de alumínio do projeto “Eu Ajudo Na Lata”.

O projeto foi desenvolvido pela Unimed do Brasil, que juntamente com as Unimeds do sistema, visa promover a integração entre os colaboradores, cooperados e comunidade em geral, por meio de um ato solidário. E também promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, apenas juntando os lacres e entregando-os nos pontos de arrecadação da Unimed. A Acefb é um deles.

De acordo com Ismael Link, analista da Qualidade e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Unimed Beltrão, após a coleta, o valor adquirido com a venda dos lacres será revertido em cadeiras de rodas, entre outros tipos de itens que proporcionem acessibilidade às pessoas com deficiência. Atualmente contamos com a parceria de 19 instituições (pontos de arrecadação), sendo escolas, Apae, associações comerciais e empresas em geral. Normalmente no final de cada ano, realizamos a coleta de todos os lacres arrecadados pelos parceiros, toda esta logística é feita pela Unimed Beltrão”, explica Ismael.

Segundo Ismael, os lacres são vendidos para uma empresa de coleta de lacres de Pérola do Oeste, Sudoeste do Paraná.

“Desde 2018, quando a gente iniciou o projeto aqui em Beltrão, até o final do ano passado, conseguimos coletar 499 quilos de lacres. Mas por conta da pandemia, o projeto ficou bem parado. Não tivemos a contribuição das escolas da cidade, que é quem mais nos ajuda. Então, no ano passado a gente só conseguiu uma cadeira de rodas”, comenta Ismael.

“Convidamos nossos associados para abraçarem esse projeto conosco. Você se diverte com seu refrigerante ou cerveja e faz uma boa ação. É só separar o lacre da latinha e entregar na Acefb ou nos vários outros locais de coleta. Um simples gesto ajudará muitas pessoas”, avalia Elizabeth Carboni, vice-presidente da Acefb para Assuntos de Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Em tempo

A reciclagem do alumínio gera impactos sociais, econômicos e ambientais importantes. Isso porque o material pode ser reciclado inúmeras vezes, sem perder as suas características principais.

*Com informações do site correiodopovo.com.br.

Foto 1: Miraci Liston, gerente do setor comercial da Unimed Beltrão e Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb.

Crédito: Angela Santin.