GeralReligiões

Reflexão

VIRTUDE PRECIOSA

“Sede pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva  temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vosso corações, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5.7,8).    

Leia: Tiago 5.7-12    

Paciência, é uma das palavras chave do texto de Tiago. Quantas vezes oramos, pedindo a Deus que nos dê essa virtude: Quantas vezes ela nos faltou, principalmente nos momentos em que mais precisávamos dela. É difícil ter paciência num mundo perturbado em que vivemos. 

Mesmo assim, ela continua sendo uma das virtudes mais preciosas que o ser humano pode ter, embora muitas vezes nos esqueçamos até que ela exista. As ilustrações usadas por Tiago são muito sábias e conhecidas de todos: 1) O lavrador que não pode apressar a colheita, mesmo que ele queira ou precise desesperadamente que a lavoura amadureça, nada pode fazer.

2) Os profetas que foram perseverantes no sofrimento. Quem ou quais são estes profetas. Cito Jonas: O fujão, que mesmo contra a vontade, e sem nada poder fazer para mudar a sua sorte, teve que encarar os ninivitas. Cito também, o exemplo de Jó, que dispensa comentários.

É importante notar, no entanto, que mesmo sofrendo muitos males seguidos, jamais desonrou o nome de Deus. Não murmurou. Não perdeu a paciência! Olhando para estes exemplos, lembramos as palavras de Eclesiastes 3.1: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa a sua ocasião”. Quantas vezes agimos por impulso, no calor do momento, e esquecemos que nem tudo pode ser resolvido na hora em que nós queremos. Existem situações e momentos na vida em que precisamos aprender a nos acalmar e esperar, com paciência, o tempo certo para encontrar a solução.   

É que muitas vezes, por falta de paciência, ficamos nervosos e ficamos como que cegos. E por isso mesmo não vemos a solução que Deus coloca à nossa frente. Sempre, quando leio, penso ou escrevo sobre este assunto, me vêm à mente as pessoas doentes.

Dou-me conta que falar ou escrever sobre paciência é fácil. Difícil é vivê-la na hora da dor.  Na morte de um familiar. Quando surge um problema, no emprego, na família ou mesmo na Igreja. Mas é aí que Tiago diz a você a mim e a todos os cristãos de todos os tempos e em qualquer situação: Leia Tiago 5.8 e 9. Ter paciência e exercê-la na vida cristã é testemunho de fé. E por isso é virtude tão estimada e de tão alto valor.  “Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados”(v.9). É isto. O agir apressadamente. O tirar tudo a limpo. Não leva em conta a pessoa que praticou o mal. Leva em conta o que eu acho. O que eu penso. Não leva em conta que eu sou pecador, exatamente por querer me colocar no lugar de Deus e julgar o outro, esquecendo que sou seu igual.

Sejamos pacientes. Aprendamos a esperar em Deus. Amados, tenham paciência, não desanimem “por que o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (v.11c). Estas palavras estão aí para nos fortalecer a fim de suportar as situações difíceis da vida. Elas nos ajudam a agir com cuidado e alimentam essa virtude preciosa, “a paciência.”  Amém.

Ricardo Bruno Voss, Pastor  da IELB

(46) 3523 2432  (46) 9917 5546 (Tim) (46) 9134 8483 (Vivo)

FRANCISCO BELTRÃO, PR

Na VIDA a partir da GRAÇA de DEUS

Salmo 118.17