Salem: história e fascínio
Fundada em 1626, Salem é um dos assentamentos mais antigos da Nova Inglaterra, EUA. Mais conhecida pela histeria das bruxas de 1692 que levou à morte de 20 pessoas, esta pequena cidade – que pode ser percorrida a pé – também tem uma rica história marítima, um museu de arte e cultura de classe mundial e uma abundância de casas históricas de arquitetura interessante.
“The Witch House”
(A Casa da Bruxa) é um dos pontos turísticos daqui: porém o nome é impróprio: ninguém acusado de bruxaria jamais morou aqui. Na verdade, era a casa da família Corwin, cujo patriarca, Jonathan Corwin, comprou a casa em 1675 e serviu como um dos juízes durante os julgamentos de bruxaria 17 anos depois. Uma das casas mais antigas de Salém, é o único edifício restante aberto ao público com conexão direta com os julgamentos.
A casa consiste em quatro quartos, dois no andar de cima e dois no andar de baixo, mobiliados como deveriam estar quando a família Corwin morava aqui. Após uma breve introdução por um membro da equipe, a visita é autoguiada. Existem algumas exposições sobre os julgamentos de bruxaria na última sala, mas no geral é mais uma visão de como era a vida em Salem no final do século 17.
Perto da Liberty Street, uma pequena praça com paredes de pedra de mais de um metro de altura em três lados homenageia as vítimas dos julgamentos de feitiçaria de 1692. Este memorial simples, mas comovente, consiste em 20 bancos de pedra bruta, cada um com o nome de uma das vítimas, juntamente com a data de execução e os meios de execução. Dezenove pessoas foram enforcadas, enquanto um homem idoso, Giles Corey, foi acusado e torturado com pedras empilhadas em seu peito. Recusando-se a confessar, ele acabou sendo esmagado até a morte. No lado aberto do memorial, há uma soleira de pedra entalhada com palavras do acusado, tiradas das transcrições dos procedimentos do julgamento.
Apesar do nome, o Museu das Bruxas de Salem não é realmente um museu, mas sim um par de apresentações relacionadas com bruxas. O primeiro se passa em uma sala escura, com narração gravada e 13 dioramas em tamanho natural iluminados. A apresentação oferece uma visão geral decente da histeria e das provações das bruxas – pode ser um pouco assustadora para crianças pequenas.
A segunda parte da visita examina a evolução da percepção das bruxas, com outro narrador gravado discutindo as primeiras caças às bruxas na Europa e a forma como as bruxas foram retratadas na cultura popular.
Conhecido como Old Burying Point, o cemitério mais antigo de Salem também se tornou um ponto turístico interessante, datado de 1637. Os primeiros marcos de madeira apodreceram, então o túmulo mais antigo identificado é o de Doraty Cromwell, que morreu em 1673. Embora um tanto incongruentemente cercado por modernos edifícios de tijolos, as lápides tortas e gastas do cemitério são uma lembrança tentadora da longa e fascinante história de Salem.
Nos últimos anos, Salem também se tornou conhecida como um destino gastronômico, com dezenas de restaurantes servindo uma mistura diversificada de cozinhas em ambientes que variam de extremamente casual a jantares finos elegantes. O visitante encontra restaurantes e bares espalhados por todo o centro da cidade.