Esportes

TÉCNICO RAFAEL ANDRADE VOLTA AO UNIÃO BELTRÃO

Técnico Rafael Andrade, em 2019, fez subir o União Beltrão para a 1ª. Divisão do Futebol Paranaense. Em 2020, esteve dirigindo times do norte do estado. O Anilado teve várias experiências com outros treinadores, mas acabou voltando à Segunda Divisão. Há 2 anos atrás, Rafael Andrade colocou o União em segundo lugar, com 31 pontos, ficando atrás apenas do PSTC de Cornélio Procópio, que chegou ao final das disputas com 33 pontos. Nas partidas finais com o PSTC houve 2 empates: no Anilado 2 a 2, em Cornélio Procópio 3 a 3. Isso diz bem que, as duas equipes jogaram ofensivamente para decidir o título da Segundona de 2019. Assim foi o trabalho de Rafael Andrade na sua recente passagem por Francisco Beltrão. Bom técnico, visionário, conhecedor do futebol paranaense. Por isso, foi contratado para dirigir o União Beltrão na temporada 2021, nas disputas da Segunda Divisão do Estadual.

As primeiras iniciativas da nova diretoria do Anilado, liderada pelo presidente Ivo Sendeski, estão começando a aparecer, com a contratação de um excelente treinador que, inclusive, está de acordo com um novo projeto do clube que, quer dar oportunidade a jogadores da cidade e da região. Nesta temporada, tendo em pauta um ou dois “peneirões” no mês de fevereiro, já com a comissão técnica completa, com vistas a observar possíveis jogadores que virão integrar a equipe do Azulão neste ano. O técnico Rafael Andrade contará na comissão técnica com o médico Clair Azzolini, com o preparador físico Hernandes Freitas, com o fisioterapeuta Camilo Rafagnin, com o supervisor técnico Cláudio Stankiewicz,  com o preparador de goleiros Claiton Aguiar, analista de desempenho e auxiliar técnico Thiago Henrique, e mordomo Juninho.

Mas… voltemos a falar da temporada de 2019 sob o comando do técnico Rafael Andrade: o União Beltrão teve o goleador do campeonato – Marcelo Régis – com 9 gols assinalados; teve outro ponto alto, pois a sua defesa foi a 3ª. menos vazada no campeonato daquele ano. Mais alguns pontos favoráveis do União Beltrão: não perdeu nenhum jogo no Estádio Anilado; foi a equipe que teve as melhores arrecadações. O Anilado esteve sempre com lotação completa, ou quase tomado totalmente pelos seus torcedores.

PERMANECER NA SEGUNDONA OU VOLTAR Á SÉRIE A? –

O União Beltrão tem torcedores que pensam ver o time, por algumas temporadas, nas disputas da Segunda Divisão, até ganhar mais “status” e experiência. De outro lado, os mais exigentes querem ver o Anilado de volta à Primeira Divisão em 2022. Quem sabe, o Azuriz Pato cresça no futebol paranaense, a ponto de “puxar” o União pra cima, e termos novamente os encontros futebolísticos entre os dois maiores rivais do Sudoeste do Paraná.